Sanepar entra na lista do Índice Carbono Eficiente na Bovespa

Pela primeira vez, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) passa a integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa). A empresa está entre as 100 com mais ações negociadas na Bolsa e submeteu seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) à B3. O Índice tem relação clara com a sustentabilidade ambiental, com ações de descarbonização da economia e combate às mudanças climáticas.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da empresa, Julio Gonchorosky, a estreia da Sanepar no ICO2 se deve ao comprometimento público da Companhia com a transparência de suas emissões de carbono e às permanentes ações no sentido de reduzir o impacto gerado por elas. “O reconhecimento da Bolsa de Valores vem ao encontro dos esforços da Sanepar em produzir o inventário anual sobre os GEE relacionados às suas atividades, à redução na emissão de gases de efeito estufa e às ações da empresa para a conversão dos GEE em energia, por exemplo”, diz. 

Gonchorosky lembra que a Sanepar é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja Meta 13 está direcionada para ações de combate às mudanças climáticas, uma das preocupações relacionadas à produção de GEE.

ÍNDICE

O ICO2 existe desde 2010 e é um dos índices de sustentabilidade criado em uma parceria de BM&FBovespa com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, tem ações de 58 companhias, sendo de 22 setores diferentes, com cerca de R$ 3,3 trilhões em valores de mercado. Todas as instituições que participam do ICO2 devem aderir formalmente à iniciativa e reportar dados de seu inventário anual de gases do efeito estufa à B3.

Desde seu surgimento, a performance do ICO2 foi de 153,85% contra 82,69% do Ibovespa (base de fechamento em 30/12/2020). No mesmo período, o Índice teve menor volatilidade: 24,52% do ICO2 contra 25,39% do Ibovespa.