Com etapa de Curitiba, Circuito Corridas Sanepar soma 17 mil participantes em 2025
O ciclo do Circuito Corridas Sanepar 2025 se encerrou neste domingo (14). Ao longo do ano ele passou por seis cidades paranaenses e reuniu cerca de 17 mil participantes. A última etapa foi realizada em Curitiba, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação de 7.552 atletas, consolidando o sucesso da edição.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover qualidade de vida e reforçar a importância do cuidado com a saúde, valores que estão diretamente ligados à missão da Sanepar. O evento é realizado em parceria entre a Sanepar e o Governo do Estado do Paraná, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Ministério do Esporte. A organização fica a cargo da Associação Esportiva AENT.
Durante o evento, a Sanepar garantiu toda a hidratação dos atletas. Já as fundações da Sanepar ofereceram serviços gratuitos aos participantes, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de massagem e distribuição de frutas, reforçando o cuidado com o bem-estar antes e após as provas.
“O compromisso da Sanepar com a saúde da população vai além do saneamento básico. Apoiar iniciativas como o Circuito Corridas Sanepar é investir em qualidade de vida, prevenção e bem-estar. O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e levar esse incentivo a diferentes regiões do Paraná faz parte do nosso propósito como empresa pública”, afirma o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
A participante Fátima Mesquita Pimenta, de 61 anos e aposentada, foi motivada a começar a corrida para a melhora da saúde, especialmente por um quadro de artrose. Agora, a corrida já é um hábito cultivado há cinco anos. “A corrida pra mim é saúde, liberdade e vida. Finalizar mais uma é tudo. Levantar cedo, sair do sofá e vir participar é gratificante e a nossa saúde agradece”, diz.
A Corrida Sanepar conta tradicionalmente com provas de 5 e 10 quilômetros, nas categorias feminina, masculina e pessoa com deficiência (PCD). Além disso, o evento também contempla o público infantil, com uma corrida de 1 km das crianças com os pais. Os atletas que subiram ao pódio foram premiados com medalhas. Todos os participantes são premiados com medalhas, e aqueles que se classificaram nos três primeiros lugares da sua categoria, ganharam um troféu.
Ao longo do ano, o Corridas Sanepar passou por Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, neste mesmo formato. E, com o encerramento, o diretor jurídico Flávio Slavinski, que também participou das provas, destaca que a Sanepar tem orgulho de apoiar projetos como este. “Como nas outras etapas do Corridas Sanepar, essa não poderia deixar de ser um sucesso. A Sanepar quer água, a Sanepar quer saúde e, por isso, apoia um evento como este, porque pensa no cidadão”, destaca.
O presidente das Fundações Sanepar, Rafael Stec Toledo, comemorou o sucesso da edição 2025 e falou sobre a expectativa para os próximos eventos. “Para o ano que vem queremos trazer mais gente para perto e continuar promovendo saúde e cuidado. E promover saúde também é chamar o pessoal pra correr, para que tenham uma vida ativa”, afirma.
PRÓXIMAS CORRIDAS – As inscrições para as duas primeiras etapas do Corridas Sanepar 2026 já estão abertas. A primeira etapa está marcada para o dia 18 de janeiro, em Guaratuba, mantendo as mesmas categorias das edições anteriores. O primeiro lote é limitado a mil inscrições, com valor de R$ 49,90, que dá direito ao kit completo, composto por chip, número de peito, camiseta, sacochila e boné. A segunda etapa também já está com inscrições abertas e acontecerá em Matinhos, no dia 2 de fevereiro, com os mesmos valores e formato.

