Cooperativa de artesanato vive temporada de reconhecimento e capacitações

A Criarte, cooperativa de artesãos de Pinhais criada em 2014, vive uma temporada de conquistas e capacitações. Em julho, a organização entrou oficialmente no Cadastur, o sistema de cadastro do Ministério do Turismo. Na sequência, a cooperativa participou de uma reunião ordinária da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur Rotas do Pinhão), que atua para fortalecer o turismo nos municípios associados da Região Metropolitana de Curitiba. Antes disso, a Criarte já havia recebido aval para se tornar ponto de cultura em Pinhais.

“Ter esse selo do Cadastur é como uma prova que a cooperativa trabalha com artesanato local de forma responsável, comprometida com o turismo de Pinhais”, explica a diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), Fabiana Moraes Miguel.

A Criarte, instalada no Bosque Municipal de Pinhais, já virou parada tradicional nos passeios da Linha Turismo do município, e tem contribuído para o desenvolvimento dessa área. Atualmente, a cooperativa conta com os trabalhos de 31 artesãos do município.

Segundo a presidente da Criarte, Ana Paula Zasatzki, o certificado também auxilia o trabalho da cooperativa. “Isso dá acesso a benefícios e financiamentos, podemos participar de alguns editais públicos mais facilmente, há recursos do BNDES e Fomento Paraná, além de facilitar a participação em feiras e eventos”, diz. Um dos objetivos é se associar à Adetur Rotas do Pinhão.

Para empresas e associações que atuam diretamente com turismo, o registro no Cadastur é obrigatório. A Criarte, como cooperativa de artesãos, não tem que seguir essa exigência. Mas o certificado abre portas e reconhece o trabalho feito, diz Ana Paula. “A gente recebe guias de turismo, faz parte da Rota da Cerveja Artesanal, acaba trabalhando diretamente com pessoas que vêm de fora. Temos recebido muitas visitas, até de gente de fora do país para conhecer o Bosque e a cooperativa, porque são poucas as cidades que têm souvenirs locais”, comenta.

As peças de artesanato da Criarte são reconhecidas pela delicadeza e qualidade, e muitas vezes viraram presentes para autoridades. “A gente já elaborou vários souvenirs que são a cara da cidade, tentando usar o mascote macuquinho-da-várzea, a capivara, ou mesmo o jacu, animais vistos na região. Além disso, temos como referência a Rota da Cerveja, o Parque das Águas. As pessoas vêm em busca disso e sempre levam algum outro tipo de artesanato”, conta Ana.

Serviço

Criarte – Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais

Bosque Municipal de Pinhais

Rua 24 de Maio, s/n

Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *