Marco histórico: Pinhais inaugura o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco
O município de Pinhais vivenciou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, um dia histórico. Foi realizada a cerimônia oficial de inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco, com dedicação integralmente ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o vice-governador Darci Piana e a prefeita Rosa Maria.
Fruto de parceria público-privada (PPP), a construção e administração do hospital e maternidade recebeu investimentos na ordem de R$ 126 milhões, oriundos de recursos da Prefeitura de Pinhais, por meio do programa Avança Pinhais, e do Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor do processo licitatório, que prevê a concessão administrativa por 35 anos.
Visivelmente emocionada, a prefeita de Pinhais Rosa Maria, destacou a difícil missão de viabilizar uma obra deste porte. “Quero agradecer a todos que tornaram este momento histórico possível, aos conselheiros de saúde e aos nossos servidores da saúde, que acompanham de perto e trabalham incansavelmente. Aos vereadores do passado e do presente, que foram fundamentais na aprovação deste projeto. Este Hospital e Maternidade representa o maior presente de Natal para nossa cidade”, celebra a prefeita.
“Quando assumi a prefeitura, o novo hospital com UTI era o nosso maior desafio. Foi um projeto que exigiu muito esforço, habilidade e, acima de tudo, muita coragem. O hospital começou a operar em 1º de dezembro, já é uma realidade emocionante. É uma estrutura robusta em tecnologia e inovação e oferece um atendimento de excelência e é 100% SUS. Aqui já nasceram 14 bebês e atendemos 156 gestantes. Agradeço o apoio de todos os secretários e secretárias e das nossas deputadas, Marli Paulino e Márcia Huçulak, pelos esforços na pactuação do custeio com o estado. Viva a nossa saúde! Viva o SUS! Muito obrigada”, destaca.
Em seu discurso de inauguração, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, focou na política de descentralização da saúde pública do estado. “Historicamente, a saúde do Paraná era muito concentrada em Curitiba, Londrina e Maringá. Isso criava o que chamamos de ‘turismo de ambulância’: pessoas precisavam viajar até 200 quilômetros para serem atendidas. Nós detectamos esse problema no início do governo e decidimos que precisávamos descentralizar a saúde e torná-la mais próxima das pessoas”, ressalta o governador.
O mais importante desta obra não é apenas a estrutura bem feita ou os equipamentos de última geração. O essencial é o time técnico, o ser humano que vai atender outro ser humano. Aos profissionais de saúde, nosso agradecimento. Apenas em Pinhais, fecharemos mais de meio bilhão de investimentos, englobando o hospital e outras obras importantes. O Paraná está inovando e crescendo, estamos tão à frente que o futuro já está no presente”, conclui.
Estrutura de ponta
O hospital é um equipamento moderno e completo, focado principalmente na área materno-infantil. A estrutura de ponta foi projetada para oferecer um atendimento humanizado e de alta complexidade.
Entre os principais destaques, estão:
UTIs modernas: A unidade conta com UTI Neonatal e UTI Geral, essenciais para o suporte a gestações de alto risco e emergências complexas.
Serviços abrangentes: o complexo inclui um Pronto Socorro Obstétrico especializado, centro cirúrgico, salas de parto e um ambulatório para diversas especialidades médicas.
Apoio Diagnóstico Completo: a estrutura oferece equipamentos de última geração para diagnóstico por imagem, como tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
O modelo de PPP não apenas garantiu a modernidade da obra e dos equipamentos, mas também traz ganhos de eficiência na gestão, visando um padrão de excelência inédito para o serviço público na região.
Já em operação
Embora a inauguração oficial tenha sido na data de hoje, o hospital já iniciou as operações de forma gradual na última semana, focando em urgências obstétricas e nascimentos. O primeiro grande marco do novo hospital aconteceu já em 1º de dezembro, com o nascimento do bebê Ravi Lucca, filho do casal Dayane Mara Campos e Isaac Sinomar. O parto, realizado sob a liderança do médico Pablo Peres, coordenador do serviço de Ginecologia e Obstetrícia, simbolizou o início de uma nova era para as famílias de Pinhais e região, que agora contam com a estrutura mais moderna para receber seus filhos.
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco já está de portas abertas para a população, marcando um avanço histórico que consolida Pinhais como referência em saúde pública no Paraná.
Presenças
Prestigiaram a solenidade de inauguração, além das autoridades já citadas o vice-governador, Darci Piana; os secretários de Estado de Saúde, Beto Preto, da Administração e Previdência, Luizão Goulart, de Cidades, Guto Silva, de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e deputado estadual Alexandre Curi; as deputadas estaduais Marli Paulino, Márcia Huçulak e Flávia Francischini; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Fábio Oliveira, Luís Corti e Paulo Gomes. Representando o Ministério da Saúde, estava Ângela Pistelli.
Também presentes o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho, as secretárias municipais de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ihéu, de Segurança e Trânsito, Bianca Garcia Neris, de Educação, Rosangela Batista, a controladora geral do município, Keren Sales, a superintendente da Mulher, Angelita Werneck. O procurador-geral do município, Alfredo Borges Moreno, os secretários municipais de Urbanismo, Emerson Santana Bento, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho, de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza, de Cultura, Esporte e Lazer, Willian Kempinsk, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Eduardo Abrantes,o delegado de Pinhais, Gustavo Pinho Alves, o diretor executivo, Thiarle Dassi, a diretora administrativa do Consórcio Saúde Pinhais, Sabrina Nizer Lemes.
O presidente da Câmara de Pinhais, vereador Pioco, as vereadoras Jane Carteira, Miss Preta, Professora Haline Siroti, os vereadores Amarildo Amaral, Aparecido Sanches, Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Bitoca, Carlinhos do Eliza, Doutor Airton Silva, Doutor Marcos Ceschin, Fabricio Sousa, Leandro do Zezinho, Paulão, Sargento Almeida e Tielo Staes também acompanharam a solenidade.
Outras autoridades presentes foram o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, as prefeitas de São José dos Pinhais, Nina Singer e de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, que é também presidente do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná; os prefeitos de Curitiba, Eduardo Pimentel, de Piraquara, Marcus Tesserolli, de Araucária, Gustavo Botogoski, e de Colombo, Helder Lazarotto que é também presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), os secretários municipais de Curitiba Marcelo Fachinello (Governo) e Thiago Bonagura (Desenvolvimento da Região Metropolitana).
Serviço
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco está localizado na Avenida Nossa Senhora da Boa Esperança, 198 – Centro – Pinhais.
Mais informações: https://pinhais.atende.net/subportal/hospital-e-maternidade-municipal-papa-francisco
Confira imagens do evento:










