Nova etapa da Transpinhais tem asfaltamento na Av. Ayrton Senna da Silva
A nova etapa de obras da Transpinhais, iniciada nesta segunda-feira (10), exige bloqueios de trânsito em parte da Av. Ayrton Senna da Silva, com previsão de 30 dias. As intervenções incluem asfaltamento no trecho entre as ruas Uganda e Mali, além de uma nova via de prolongamento da avenida, próximo à subestação da Copel, que servirá de passagem para o Bonde Urbano Digital (BUD). São opções de desvio durante o período previsto as ruas Marrocos e Nigéria, com acessos pelas ruas Cairo, Uganda e Mali.
Além disso, a Rua Carlos Drummond de Andrade também tem bloqueio para asfaltamento, de 10 a 13 de novembro, a partir da Rua Clóvis Beviláqua/Rua Uganda. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) informa que, à medida que forem avançando os serviços, os bloqueios serão parciais.
Um mapa elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur) demonstra quais os pontos de bloqueio total ou parcial, incluindo tráfegos em mão única e em sistema pare e siga. Outro mapa traz as ações para viabilizar a execução da obra. As linhas de ônibus C29 – Privê/Tarumã; D22 – Guarituba; e I17 – T. São Roque/T. Pinhais funcionarão com desvios durante o período. No site da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) é possível obter mais informações sobre os itinerários.
Transpinhais
As obras da Transpinhais foram retomadas em outubro. O contrato com a empresa anterior foi rescindido pela prefeitura, devido a irregularidades identificadas em processo administrativo. Para garantir a continuidade das obras, uma nova empresa assumiu a execução dos serviços remanescentes, por meio da atual licitação pública. No momento, as equipes trabalham na escavação do material existente na pista e na base de brita graduada, em diferentes trechos.
A Prefeitura de Pinhais investe em uma nova infraestrutura viária que engloba uma extensão de 4 quilômetros e 300 metros, ao longo da linha férrea. Parte das obras contempla a margem da ferrovia junto à Av. Ayrton Senna da Silva, com extensão de 1,72 Km; e outra parte ladeia a linha férrea junto das Ruas Carlos Drummond de Andrade, Carlos Poulhmann e João Wilker Rodrigues, com extensão total de 2,57 km.
Os serviços abrangem obras de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto, meio-fio, sinalização viária, iluminação pública e rede de distribuição urbana, calçadas, acessibilidade, paisagismo e revitalização da ponte sobre o Rio Palmital.
A construção, que inclui revitalizações e criação de parques lineares, está inserida no programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em diversas melhorias de infraestrutura no município, sendo que a primeira fase da Transpinhais recebe mais de R$ 20 milhões destes recursos.
Acompanhe todas as obras públicas no município pelo site, mídias sociais da prefeitura e Portal da Transparência.

