Pinhais completa 100% de iluminação pública em LED
A Prefeitura de Pinhais modernizou todo o sistema de iluminação pública do município, substituindo as luminárias antigas por LED. Por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a cidade alcançou 100% de cobertura, com os 15 bairros completamente iluminados com a tecnologia mais moderna.
A marca alcançada por si só já é relevante, mas fica ainda mais destacada quando comparada com a média nacional, que é de apenas 19,6% de iluminação em LED, de acordo com dados da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP). Ou seja, Pinhais tem quatro vezes mais cobertura de LED do que o verificado no país.
A modernização iniciou-se em meados de 2016 com as primeiras luminárias substituídas na cidade, de lá para cá, todos os anos novas luminárias foram sendo trocadas, sendo que em 2025, através de convênio firmado com a Itaipu, no valor de R$ 2.315.611,64 foi possível atingir a marca de 100% da iluminação pública de Pinhais com luminárias LED.
Ao todo, são 13.267 pontos de iluminação em LED em funcionamento em Pinhais. Antes da modernização, o município tinha lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico, ou ainda lâmpada de vapor de mercúrio. Cada ponto de luz consumia, em média, 70 kWh por mês. Hoje, esse número caiu para 40 kWh — o que representa uma economia de 40% no consumo de energia elétrica.
Além disso, a iniciativa contribuirá para a diminuição dos gastos com manutenção, uma vez que as luminárias com tecnologia LED possuem vida útil acima de 50.000 horas, superior às lâmpadas de vapor de sódio, que possuem vida útil na ordem de 24.000 a 32.000 horas. “Os resultados já estão sendo observados, uma vez que em 2025 já houve redução das manutenções da ordem de 35%, quando comparado com anos onde o parque de iluminação pública era predominantemente com lâmpadas de vapor de sódio”, indica o diretor do Departamento de Manutenção da Semop, Wellington Linconl Chimanski de Souza.
“Além da economia de energia e diminuição dos gastos com manutenção, as luminárias LED também irão propiciar melhor iluminação dos espaços públicos, pois possuem maior eficiência energética e fotometria que propiciam melhor aproveitamento da luz. As luminárias LED também causam menor impacto ambiental, pois não usam substâncias tóxicas como as lâmpadas de descarga, que, inclusive, exigem descontaminação para descarte”, explica Chimanski de Souza.
Para a prefeita Rosa Maria, o investimento nessa área representa um ganho considerável para a segurança da população. “Atingir o marco de 100% de iluminação em LED em nossa cidade representa uma melhoria significativa na qualidade de vida da população, pois aumenta a segurança, também diminui a manutenção e gera ainda mais economia. Investir em iluminação de qualidade é investir em segurança”, afirma.
Transformação
Pioneira de Pinhais e residente do bairro Emiliano Perneta, Margarete Dutra Pereira mora no município desde a emancipação política, em 92. Para ela, que precisou morar em situação irregular na antiga Vila União, a chegada da iluminação em LED representa mais uma transformação na qualidade de vida. “Aqui existia umas casas irregulares, que as famílias foram realocadas. Então, aqui virou um parque, para nós ficou muito bom, todo mundo aproveita. Eu moro aqui há muitos anos, vi tudo isso começar. Quem vê isso, nem faz ideia de como era antes. Agora tem as luzes de LED, parquinho para as crianças, área para as famílias, isso para nós é muito gratificante, é muita transformação”, enumera. “A iluminação LED traz mais segurança, porque ilumina mais, a gente pode passear à noite, todas as ruas agora têm essas lâmpadas, então a gente fica mais tranquilo”, completa.
Manutenção
O morador de Pinhais pode pedir a troca ou manutenção da iluminação pública pelos telefones: (41) 99108-9727 ou (41) 99139-5830.