Pinhais realiza eleição para escolha dos diretores das unidades de ensino
Na última segunda-feira (26) foi realizada em Pinhais a escolha dos novos diretores das Escolas Municipais e CMEIs (Gestão 2019/2021). A eleição tem o objetivo de proporcionar a democratização da seleção de representantes das unidades de ensino do município, uma vez que conta com a participação da comunidade escolar. Anteriormente, os diretores das instituições eram indicados pela Secretária Municipal de Educação.
Intitulada como Processo de Escolha Mediante Consulta à Comunidade Escolar, a eleição está prevista em lei desde 2009 e conta com ampla participação da população apta a registrar voto, que são profissionais da educação, responsável por alunos, além de educandos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, a participação ativa da comunidade, unindo forças com os gestores das escolas é extremamente importante para a busca de uma escola mais democrática e representativa. Cita-se neste processo, a atuação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários de Pinhais (APMFs) e dos Conselhos Escolares. "A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes", ressaltou a secretária.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, acompanhou as eleições e também destacou a importância deste processo para o município. "Sempre ressaltamos que nosso papel é oferecer serviços de qualidade que atendam as necessidades da população, e a educação entre as nossas prioridades. A eleição de diretores para as unidades de ensino representa um passo muito importante da democratização do processo de ensino, uma vez que possibilita a participação da comunidade", afirmou a vice-prefeita.
Confira as diretoras eleitas para a gestão 2019/2021
Escolas Municipais:
Chafic Smaka – Cleuza Anhaia (76 votos)
31 de Março – Maria Pereira (116 votos)
Antonio Alceu – Carlise Veiga (117 votos)
Aroldo de Freitas – Lucióla (127 votos)
Clementina Cruz – Diva Eckstein (98 votos)
Felipe Zeni – Vera Lucia Agustinho (181 votos)
Guilherme Ceolin – Prof Lilian (91 votos)
João Leopoldo – Simone (176 votos)
Lirio Jacomel – Luciane Chyla (229 votos)
Odile Charlote – Claudia Fonseca (153 votos)
Severino Massignan – Neila Silva (155 votos)
Antonio Andrade – Sara Cini (326 votos)
Maria Cappellari – Rosiane Kluppel (164 votos)
Maria Chalcoski – Greicilis Montilla (184 votos)
Frei Egídio – Debora Zaramela (161 votos)
João Leal – Valquiria Souza (69 votos)
José Brunetti – Giseli Rosa (246 votos)
Marins de Souza – Marilei Correia (207 votos)
Poty Lazzarotto – Cristiane Hein (67 votos)
Centros Municipais de Educação Infantil
Aprendendo e Crescendo – Elizabete Macedo (94 votos)
Cora Coralina – Elaine Jez (82 votos)
Helena Kolody – Ana Michele (88 votos)
Jane Ana – Elaine Santos (58 votos)
Jaqueline Batista – Edilaine Tognato (65 votos)
Preparando o Futuro – Débora Santos (101 votos)
Tarsila do Amaral – Silvana Domingues (68 votos)
Tia Marlene – Sheyla Alves (89 votos)
Vó Charlote – Stela Silva (61 votos)
João Batista – Ana Rita (88 votos)
Marcelino Champagnat – Rafaela Bindo (109 votos)
Milton Santos – Juliana Loiola (98 votos)
Monteiro Lobato – Fabíola Favoretto (39 votos)
Pequeno Príncipe – Priscyla Landarin (74 votos)
Rosi Galvão – Michelli Patricia (64 votos)
Tatiana Belinky – Haline Oliveira (155 votos)
Vinícius de Moraes – Nadir Fernandes (150 votos)
Vó Margarida – Paula Brime (118 votos)