Pinhais realiza encontro de Fanfarras

A Secretaria Municipal de Educação promoveu a segunda edição do Encontro de Fanfarras, no último sábado (19). O evento reuniu escolas municipais e convidadas, e foi prestigiado por pais e familiares, que acompanharam tudo com sentimento de orgulho e felicidade.
 

O encontro foi realizado no Centro da Juventude de Pinhais, momento em que se apresentaram as fanfarras das Escolas Municipais Severino Massignan, Dona Maria Chalcoski, Felipe Zeni, João Leal, Poty Lazzarotto, Antonio Andrade, e como convidadas a fanfarra Trovão Azul, do Colégio Estadual Mathias Jacomel, e a Banda Musical da Caximba.
 

Os integrantes da fanfarra Severino Massignan estavam eufóricos após a apresentação, uma turminha, em especial, fez a festa e pediu para dar entrevista. Taylan da Silva de Souza, 11 anos, contou que participa do grupo há cinco anos e sempre se diverte muito. Além dele, as amigas Pâmella Karolyne Porteiro Monteiro, Rhayssa Trindade Camarinho, Laylana Dias de Lara, Beatriz Yuki Uxhiyama Eda Komatsu e Emilly Caroline Gonçalves Pereira da Rosa, também compartilharam que adoram as apresentações e os ensaios.
 

Beatriz Yuki reside há cerca de cinco anos no Brasil. Nascida no Japão, ela conta que desde os três anos de idade participa de fanfarras. “Gosto muito, acho super divertido e aprendo muito nos ensaios”, revela a aluna de 10 anos.
 

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, falou sobre a importância da prática para o desenvolvimento dos alunos. “O contato com a música e com os instrumentos reflete no desempenho em sala de aula, pois estimula a concentração e disciplina, por exemplo”, afirmou a secretária.
 

Também esteve presente, representando o Legislativo Municipal, a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo.
 

O projeto

O Projeto Fanfarras nas Escolas procura preservar a tradição de características bastante peculiares, relacionadas a procedimentos de ensino, repertório, marcialidade, vestimenta, entre outros aspectos. Dentro da função comunitária, as fanfarras promovem um amplo envolvimento social para seus integrantes e comunidade, exercendo assim a aproximação da escola-comunidade.