Alunos são premiados por trabalhos em Concurso de Meio Ambiente
Separação do lixo foi um dos temas destacados
Os alunos das escolas municipais de Quatro Barras receberam, no último dia 30, a premiação de trabalhos expostos na Semana do Meio Ambiente.
Resultado de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, a Semana foi uma continuidade de um projeto implantado na Escola Municipal Ernesto Milani, na Colônia Maria José. Através de atividades desenvolvidas em sala, as alunas do curso de pedagogia da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL), Ana Carla Scheffler, Diarles Araujo e Rose Nascimento, procuraram estimular a consciência ambiental das crianças, incentivando hábitos mais sustentáveis e boas práticas no seu dia a dia.
O projeto ganhou amplitude durante a Semana do Meio Ambiente e todo conteúdo trabalhado em sala foi reunido e organizado em uma cartilha produzida para as demais escolas municipais.
Além das palestras com o uso da cartilha, os alunos também participaram de um concurso ambiental, que contemplava a confecção de brinquedos e murais, com foco na separação, reciclagem e reutilização de resíduos – representando os três Rs: reduzir, reutilizar e reclicar. Desde então, os trabalhos foram avaliados seguindo critérios como sustentabilidade socioambiental, projeto condizente com a idade da criança, corresponsabilidade e conjunto da obra.
Relação de premiados
A aluna Emely Carol P. da Rosa, da Escola Municipal Ernesto Milani, foi a vencedora com o melhor slogan. Na categoria "frases", os vencedores foram Allan Baruki D. Ramos, Erika dos S. Gonçalvez, Lorenzo Delpim Borges e Julia Cristina M. Ferreira, também da Escola Ernesto Milani. Na categoria de trabalhos manuais, em 1º lugar ficou o aluno Marcos Mocelin, da Escola Especial Joanna Valache, e em 2º lugar a aluna Letícia Costa Camaro, da Escola Municipal Rui Valdir.
A secretária de Educação, Cleusa Zanchettin Heindyk, disse que a temática ambiental é mais relevante do que nunca. "Se na nossa época houvesse esta preocupação com o meio ambiente, hoje viveríamos num mundo muito diferente. Investir na educação das nossas crianças é fundamental para a transformação do planeta no futuro", destacou.