Nas escolas, xadrez é um instrumento de aprendizagem
Uma das disciplinas desenvolvidas em Quatro Barras no Programa Mais Educação é o xadrez, orientado pelo professor Júlio Domingos. Em junho, ocorreu a primeira etapa do Desafio de Xadrez, quando os alunos realizaram disputas entre os próprios colegas. Os cinco primeiros colocados de cada turma ganharam medalhas e todos os participantes receberam certificados.
A competição interna foi uma pré seleção para o Desafio Xeque Mate, evento organizado pela Secretaria de Esportes de Curitiba, dividido em três etapas anuais que envolvem 119 instituições e escolas de todo o Paraná e contam com 800 participantes.
A competição ocorreu no último dia 24, quando Quatro Barras foi representada por 10 participantes, entre eles o aluno Gustavo Holanda Messias, de 6 anos, que ficou em 5º lugar pela sua categoria. A competição terá ainda mais duas etapas nesse ano.
Segundo o professor, o xadrez faz parte do currículo escolar de diversos países. Um dos grandes nomes do xadrez mundial, Garry Kasparov, disse em uma entrevista que “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhores desempenhos em disciplinas como Matemática e Redação. Elas também demonstram ter um senso de responsabilidade mais aguçado”.