Ler e Pensar orienta professores do município sobre metodologia digital
Representantes do projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo, estiveram em Campina Grande do Sul para apresentar às professoras da rede municipal as novidades do projeto neste ano. A nova metodologia foi adotada por causa das mudanças no formato do jornal, que não tem mais impressão diária.
Em uma reunião na Câmara Municipal, a equipe esclareceu que a partir de agora o projeto terá metodologia digital. Entre as novidades que chegam com a nova proposta está a mudança na forma de adesão ao projeto. Um edital selecionará professores de escolas públicas de todo o Paraná para receber acesso gratuito ao conteúdo da Gazeta do Povo e às dicas pedagógicas do Ler e Pensar. As inscrições, que poderiam ser feitas até 16 de abril mas foram prorrogadas por tempo indeterminado, podem ser feitas gratuitamente pelo www.grpcom.com.br
O professor que se inscrever no Ler e Pensar receberá como subsídio da Gazeta do Povo uma assinatura digital nominal do jornal, terá direito a usufruir os benefícios do Clube do Assinante Gazeta do Povo, terá acesso aos cursos de formação à distância oferecidos pelo Instituto GRPCOM e receberá todo o apoio pedagógico para trabalhar com seus alunos a partir de uma nova lógica permeada pelas tecnologias digitais, além da possibilidade de participar de atividades culturais.
A partir deste ano, as orientações ao professor serão mais dinâmicas. “O Ler e Pensar terá um perfil na Gazeta do Povo, com sugestões diárias de atividades. Nesse modelo, os professores podem seguir nosso perfil e acompanhar as dicas que serão postadas diretamente nas matérias”, explica Cilvia Moraes, responsável pelo projeto. Os professores participantes ainda receberão assessoria pedagógica e terão acesso a um programa de formação continuada com certificação, eventos culturais, materiais didáticos e de apoio, como o Boletim de Leitura Orientada – o "Bolo".
O Ler e Pensar existe desde 1999 e se tornou exemplo bem-sucedido de incentivo à utilização do jornal como recurso pedagógico e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ (Associação Nacional de Jornais). No último ano, esteve presente em 42 municípios paranaenses, beneficiando 2.622 professores e 91.800 alunos. Conta com o patrocínio do Sesi e Catterpillar, além de diversos padrinhos sociais e escolas investidoras, o que viabilizou a realização do projeto em mais de 500 escolas.