Prefeitura de Araucária prepara mutirão com milhares de consultas de especialidades, exames e cirurgias
O Ação Global, que será realizado em parceria com o Instituto Vida e Saúde – instituição que administra o Hospital Municipal de Araucária (HMA), visa colocar em dia a demanda por atendimento de especialidades. A Prefeitura investirá mais de R$ 3,5 milhões ao longo de seis meses, além do valor que já repassa mensalmente para custeio do HMA.
De acordo com a SMSA, somente de consultas de especialidades estão previstas mais de 2.700 por mês. Entre as especialidades estão Oftalmologia (600/mês), Neurologia (420/mês) Cardiologia pediátrico e adulto (375/mês), Urologia feminino e masculino (285/mês), Alergologia (250/mês), Endocrinologia gestante pediátrico e adulto (200/ mês), Neurologia pediátrica (110/mês) e Ortopedia (100/mês). Mastologia, Reumatologia, Angiologia Vascular, Hematologia, Gastroenterologia pediátrico e adulto, Ginecologia (incluindo laqueadura e infertilidade), Nefrologia, Pneumologia, Proctologia completam a lista de especialidades que serão atendidas com consultas neste momento.
Quanto aos exames, estão previstos 56 tipos. Entre eles: Mamografia bilateral para rastreamento (508/mês), diversos tipos de Ecografia (entre elas, a com punção para coleta de material para biopsia de mama – 320/mês; abdômen total – 150/mês; aparelho urinário – 150/mês; transvaginal – 150/mês), Ultrassonografia mamária bilateral (150/mês), Eletrocardiogramas (até 12 anos e também para adulto) e três tipos de Endoscopia (digestiva alta, perioral com laringoscopia/traqueostocopia e perioral nasofibroscopia). Da parte das cirurgias, estão previstos procedimentos nas áreas de Otorrinolaringologia, Vitrectomia, Urologia, Ortopedia, Vascular, Ginecologia, cirurgias com uso de vídeo, entre outras.
Contato – Os beneficiados do mutirão serão pessoas que já aguardam por atendimento. Elas serão comunicadas conforme os dados cadastrados na unidade de saúde mais próxima da residência. É recomendado que as pessoas que aguardam por exames, cirurgias e consultas de especialidades que entrem em contato com a unidade básica de saúde para verificar se as informações (incluindo de contato) estão atualizadas.
Outro detalhe importante é quanto a comparecer ao atendimento agendado. A ausência sem qualquer justificativa prévia acaba dificultando o andamento da Ação Global. O ideal é que ninguém falte para que o objetivo do mutirão seja completamente cumprido.