Atendimento eficiente e humanizado: Estado qualifica 18 mil profissionais do PlanificaSUS
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promove a formação de mais de 18 mil profissionais participantes do PlanificaSUS Paraná apenas em 2025. O projeto é uma estratégia de educação permanente que visa oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população.
O foco do PlanificaSUS Paraná é aprimorar a organização e a integração da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e tem desempenhado um papel importante na melhora da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Primária à Saúde (APS) no atendimento aos cidadãos paranaenses.
Segundo o levantamento da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, neste ano, foram promovidos dois encontros estaduais de formação de tutores regionais com 250 participantes, replicados em todo o Paraná em 94 encontros regionais com 14.173 profissionais, além de 103 oficinas com 4.797 profissionais.
O Estado possui atualmente 1.482 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 83 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) envolvidos nesse processo.
“A qualificação dos nossos profissionais é importante para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. O PlanificaSUS Paraná, via formação de tutores, garante que as melhores práticas cheguem a cada unidade de saúde, impactando positivamente a vida dos nossos cidadãos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Em 2025, foram realizadas três etapas de formação com duas temáticas diferentes. A primeira abordou o “Olhar Vigilante no Território”, com o objetivo de organizar e integrar os processos de vigilância em saúde. A segunda temática focou na melhoria do cuidado à saúde mental dos paranaenses.
Com a capacitação dos tutores, os profissionais de saúde estão mais preparados para identificar as necessidades das pessoas, oferecer um cuidado integrado e coordenado e promover a saúde de forma mais eficaz, resultando em uma melhor experiência de atendimento.
“Já temos uma rede ampla, mas buscamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ter equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento faz toda a diferença”, destaca a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes.
De acordo com ela, é muito importante valorizar a atenção primária para responder às necessidades e expectativas da população. “O PlanificaSUS tem se mostrado uma ferramenta viva de aprendizagem, integração e inovação. O envolvimento dos profissionais e o alcance territorial evidenciam o quanto a formação em rede fortalece a APS, a AAE e o cuidado em Saúde Mental em nosso “Estado”, acrescentou Maria Goretti.
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – A promoção de ações de capacitação e qualificação de profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS) está alinhada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída em 2004 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a transformação das práticas do trabalho em saúde.
Com a expansão do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS, anunciada durante o 2º Encontro Saúde em Movimento, realizado em março de 2025, em Foz do Iguaçu, o Estado registra avanços na qualificação das equipes e na integração das daquelas que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
A enfermeira Daniela de Souza Carvalho Gomes, assessora da Secretaria de Saúde de Londrina e referência técnica do PlanificaSUS da cidade, destacou que a cidade iniciou em 2021 com quatro unidades de saúde envolvidas no processo. Neste, o município decidiu expandir a estratégia para todas as demais unidades do território, totalizando 54 serviços envolvidos no processo de Planificação.
“O PlanificaSUS tem sido um grande avanço para o município, pois possibilita aos profissionais da APS refletirem e dialogarem sobre seus processos de trabalho em busca de novas ações e modos de fazer na prática. Isso representa um grande avanço para a APS de Londrina”, explicou Daniela.
A enfermeira Tais de Oliveira Stechi, referência técnica do PlanificaSUS do município de Rolândia, salientou o impacto da estratégia na reorganização dos serviços e a linha de cuidado em saúde mental.
“Olhando para a situação das Unidades de Saúde quando o município aderiu ao PlanificaSUS é possível ver o quanto essa estratégia auxiliou na organização dos processos de trabalho dos serviços, em especial com a implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente. Agora estamos em processo de organização da Linha de Cuidado em Saúde Mental, sendo o PlanificaSUS Paraná um grande aliado nesse processo”, afirmou Tais.
REFERÊNCIA – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).
DESTAQUE NACIONAL – O destaque nacional alcançado pelo Paraná na implantação da planificação resultou no convite para que o Estado apresente o seu trabalho. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, será palestrante na I Conferência de Planificação e I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, que serão realizados entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2025, em Brasília.
PROGRAMA E PARCERIAS – O PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente em saúde que busca reorganizar os processos de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com o objetivo de aprimorar o acolhimento e o cuidado oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Isso acontece por meio da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS).
As atividades a serem desenvolvidas são discutidas no âmbito do Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

