Da vacinação às atividades físicas: programa Saúde na Escola tem 48 mil ações no ano

De olho na qualidade de vida dos estudantes, o Programa Saúde na Escola (PSE) já contemplou 2.983.901 participações de crianças e adolescentes nas atividades desenvolvidas somente nos primeiros sete meses deste ano. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atua em parceria com os municípios para a realização das ações, ampliando o acesso dos alunos a serviços essenciais e informações de promoção da saúde. Essas ações são realizadas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), em conjunto com a comunidade escolar.

De janeiro a julho foram registradas 48.613 atividades coletivas, desenvolvidas em 366 municípios participantes. Essas atividades abordam 14 temas relacionados à saúde que auxiliam na formação de hábitos saudáveis, contribuindo para a qualidade de vida das crianças e jovens.

O programa é pautado em estratégias para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde para estudantes de toda a rede pública de educação básica de ensino, desde a educação infantil até ao ensino médio, e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“O programa reforça a importância de ações que incentivam hábitos saudáveis e previnem doenças, garantindo um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. É um trabalho que gera benefícios imediatos e que também se reflete positivamente no futuro”, destacou o secretário de Estado de Estado da Saúde, Beto Preto.

As áreas mais trabalhadas com os estudantes durante os encontros foram relacionadas à saúde bucal (95.993), alimentação saudável e prevenção da obesidade (3.875), verificação da situação vacinal (2.264), promoção da atividade física (1.126) e saúde ambiental (1.091).

Neste ciclo (2025/2026), o Paraná possui 5.149 escolas pactuadas, representando 70% das escolas federais, estaduais e municipais públicas e ativas no Estado, segundo o Censo Escolas 2023. De acordo com o Grupo de Trabalho Estadual do Programa Saúde na Escola, as atividades realizadas de forma conjunta entre saúde e educação contribuem para a formação integral dos estudantes e possuem alto potencial de gerar impactos expressivos na qualidade de vida atual e futura.

ADESÃO HISTÓRICA – Em março deste ano, o Governo do Paraná, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e Educação (Seed), concluiu a adesão dos 399 municípios para este ciclo. Foi a primeira vez que o programa alcançou 100% dos municípios desde o seu lançamento em 2007. Os 33 municípios que ainda não registraram as ações têm até o fim do ano para realizarem as ações do programa.

As ações desenvolvidas no programa são: promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, saúde ambiental; promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas e Covid-19, saúde mental, bucal, auditiva e ocular, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *