Estado contrata 25 leitos de UTI e enfermaria em hospital de São Miguel do Iguaçu
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), anunciou nesta sexta-feira (1º) a ampliação de 25 novos leitos no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste. A estrutura passa a contar com mais 15 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, fortalecendo a capacidade assistencial e ampliando o atendimento à população local. Os leitos são dedicados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida integra o conjunto de ações da Sesa para descentralizar os serviços de média e alta complexidade e garantir assistência hospitalar qualificada em todas as regiões do Paraná.
“Estamos fortalecendo a saúde no Interior do Estado, garantindo mais acesso e resolutividade para quem precisa. O Hospital Madre de Dio é referência para São Miguel e municípios vizinhos, e essa ampliação vai fazer a diferença no dia a dia de quem busca atendimento hospitalar”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Com os novos leitos, a unidade vai ampliar sua capacidade operacional de maneira permanente. Atualmente, realiza cerca de 100 internações por mês, aproximadamente 150 atendimentos ambulatoriais e 100 procedimentos cirúrgicos.
Além da ampliação anunciada, o hospital já havia sido reforçado este ano com a habilitação de leitos pediátricos devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na região. Foram implantados 10 leitos de UTI Pediátrica, que atenderam 120 pacientes, e 15 leitos de internação pediátrica, com 253 atendimentos registrados até o momento.
“Ao garantir mais leitos, estamos também prevenindo sobrecarga do sistema de saúde e dando mais tranquilidade às famílias que precisam de um cuidado ágil e eficaz. Esse é o compromisso do governador Ratinho Junior e de toda a equipe da Saúde com o povo do Paraná”, acrescentou Beto Preto.