Penúltima parada: Carreta Saúde da Mulher realiza 1.795 atendimentos na Lapa
A penúltima parada da Carreta Saúde da Mulher foi na cidade da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, de 1º a 6 de dezembro. Durante a 12ª parada da unidade móvel, foram realizados 1.795 atendimentos, entre exames e consultas, às mulheres da cidade e também de Piên, Rio Negro, São João do Triunfo e Campo do Tenente.
Durante os seis dias de atendimento, 532 mamografias foram realizadas, número acima do que estava previsto. Também foram feitos 565 exames de ultrassonografia, 190 de citologia (papanicolau) e 508 consultas médicas.
“Essa ação da Carreta Saúde da Mulher mostra a importância de se levar a saúde para perto das pessoas. A procura tem sido grande, com muitas mulheres atendidas e comprovando o sucesso da iniciativa”, disse o secretário de Estado do Saúde, Beto Preto.
Nesta semana, de 8 a 12 de dezembro, a Carreta realiza a 13ª e última parada do projeto no Litoral paranaense. Os atendimentos são para as mulheres de Morretes, Guaraqueçaba e Matinhos.
Na Carreta são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Os demais têm prazos diferentes. Por isso, é entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até 5 dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia.
TREZE PARADAS – A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo.
Desde o lançamento, no dia 15 de setembro, já foram realizados mais de 18.500 atendimentos. A Carreta já passou pelas cidades de São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz, Bela Vista da Caroba, Nova Laranjeiras, Palmas, Lapa e agora está em Morretes, atendendo, ao todo, mulheres de 74 municípios paranaenses.
PARANÁ ROSA – Neste ano, além dos atendimentos da Carreta Saúde da Mulher, as ações da campanha Paraná Rosa também contaram com a distribuição de 150 mil exemplares da Cartilha Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, com foco em prevenção, autocuidado e direitos; a projeção do filme “Câncer com ascendente em virgem” seguido de bate-papo com especialistas, que foi visto por mais de 7,7 mil mulheres; e a 1ª Corrida da Vigilância em Saúde em Curitiba, um evento gratuito com 5 mil inscritos, programado para o dia 14 de dezembro, como ação de encerramento do Paraná Rosa 2025.

