Prefeitura de Curitiba promove palestra sobre DST/Aids para alunos da Unilehu
Cerca de 300 alunos do programa Mais Aprendiz da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) participam nesta semana do ciclo de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
“No programa Mais Aprendiz atendemos jovens de 14 a 24 anos ou deficientes físicos de qualquer idade, ofertando cursos voltados a mercado de trabalho”, diz Francyne Presibella, técnica do programa de Aprendizagem Profissional. “Resolvemos promover este ciclo de palestras para orientar a todos sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, ainda mais com a proximidade com o carnaval.”
A palestra desta segunda-feira (20) foi realizada pela médica Ariadne Ostasvewski Bastos, do Centro de Epidemiologia da secretaria. Ela ressaltou a importância do uso correto das camisinhas, masculina e feminina, que são distribuídas gratuitamente nas unidades de saúde, e da realização dos exames preventivos. “Temos que desmistificar a ideia de que algumas doenças só acontecem com os outros. São inúmeras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, que exige tratamento por toda a vida, e outras como a sífilis, de fácil tratamento quando detectada a tempo, mas que, mesmo assim, vem registrando número maior de casos em todo o mundo”, ressaltou a médica.
As próximas palestras serão na quarta-feira (22), às 8h, na sexta-feira (24), às 9h30 e às 14h, e no sábado (25), às 9h. O endereço é Rua Tanoios, 1.500, Vila Izabel.