Reintegração entre Araucária e CIC beneficia 20 mil passageiros por dia
Nesta segunda-feira (20), os ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso voltaram a passar por dentro do Terminal CIC, agradando curitibanos e moradores da Região Metropolitana, que ganharam tempo, economia e segurança.
O técnico relojoereiro Gonçalves Vieira é um dos cerca de 20 mil passageiros que usam diariamente as duas linhas. “Nem acreditei quando soube da volta dos ônibus aqui no Terminal CIC. É uma coisa que nunca deveria ter acabado e agora espero que fique”, disse ele.
Depois da desintegração do transporte, feita em 2015, Vieira, morador da Vila Sabará, na CIC, tinha duas opções para chegar até o trabalho, em Araucária: andar 50 minutos de casa até o ponto de ônibus ou pagar quatro passagens. “Moro a dez minutos daqui do terminal e tinha de andar na chuva e no sol para pegar um ônibus ou pagava mais passagens”, conta Vieira.
A operadora de máquinas Lucimara Andrade estava dentro do terminal e quando soube da reintegração e foi até a estação-tubo para conferir a novidade. “Uma alegria saber que agora não preciso mais ir até o Capão Raso e voltar aqui pra CIC para visitar minha mãe, que mora perto. Agora não perco tanto tempo e posso até ficar um pouco mais com ela”, disse Lucimara.
Morador da Vila Sabará, na CIC,
A reintegração do transporte entre Curitiba e Região Metropolitana foi um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca. Em menos de dois meses, esta é a segunda reintegração feita pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado. Em janeiro foi a linha Colombo-CIC que voltou a funcionar.
Mais opções
Depois da desintegração, em janeiro de 2015, os ligeirinhos Araucária-Capão Raso e Angélica-Capão Raso desviavam do terminal CIC e seguiam direto até o Capão Raso.
Agora, os passageiros têm mais esta opção para se conectar com demais linhas. No Terminal CIC passa, por exemplo, o Interbairros IV, que permite ligação entre os Terminais Pinheirinho, Fazendinha, Campo Comprido e Santa Felicidade.
A reintegração de Araucária com a CIC também beneficiou passageiros da linha Colombo-CIC. “São três linhas que passam pelo Capão Raso. Então, os passageiros desse trajeto acabam tendo mais duas opções para chegar ao Capão Raso”, explica o gestor de Programação Operacional da Urbanização de Curitiba S/A, Luis Filla.
A próxima reintegração que está em estudo é a unificação das estações-tubo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para atender as linhas de ligeirinho Fazenda Rio Grande, Aeroporto e PUC-Rodoferroviária.
A Urbs e a Comec também elaboram um estudo sobre as demandas da reintegração do transporte coletivo. O termo foi assinado em janeiro e tem prazo de seis meses para ser concluído.