Semana Santa terá 21 pontos extras para compra de pescados

Devido à Semana Santa, 21 pontos extras de pescados serão oferecidos à população de Curitiba de quarta (12/04) a sexta-feira (14/04). Todos os locais terão comerciantes já cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. “Além da maior oferta de peixes e praticidade de compra, estamos garantindo a procedência dos produtos, pois há um controle da qualidade”, ressalta José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Unidade de Abastecimento da secretaria.

Ele lembra ainda que, além dos 21 pontos extras liberados pela secretaria, a população pode comprar pescados de qualidade nos demais estabelecimentos da Prefeitura, como as feiras livres, o Mercado Municipal e o Mercado Regional Cajuru. “Em todos esses locais, há um monitoramento periódico para conferir a origem, a limpeza dos produtos e a higiene na manipulação”, completa Koneski.

Cuidados

Virginia Afonso Gasparini, gerente técnica de Controle de Qualidade da Secretaria, responsável pelo monitoramento da qualidade dos produtos vendidos nos estabelecimentos da Prefeitura, reforça a importância de ficar atento à temperatura dos produtos vendidos. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C.

Nos 21 pontos extras de pescados, que poderão ser traillers ou barracas, será possível encontrar peixes cortados em filés e postas, bem como peças inteiras. Segundo Virgínia, os peixes inteiros devem ter olhos brilhantes e salientes. As escamas precisam estar unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras têm que possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.