Com apoio do Viaje Paraná, turismo dos Campos Gerais é divulgado para todo o País
Com apoio do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual – 30 jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo, de todo o Brasil, conhecem atrativos e produtos turísticos dos Campos Gerais entre esta quinta-feira (28) e domingo (31). Os locais fazem parte da 3ª edição do Guia e do Aplicativo “Conheça Campos Gerais”, que serão lançados nesta sexta-feira (29) em Ponta Grossa.
Os materiais – iniciativa do Portal Boca no Trombone – também contam com apoio do Viaje Paraná, além da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e outras organizações.
Os comunicadores especializados em turismo estão no Paraná participando de uma imersão pela região dos Campos Gerais através de uma Press Trip exclusiva – modalidade em que são convidados a conhecer um destino presencialmente.
“Mostrar o potencial dos Campos Gerais aos outros estados, por meio desses comunicadores, é apresentar o que o Paraná oferece além dos grandes polos, que são Curitiba e Foz do Iguaçu. A região dos Campos Gerais oferece roteiros diversificados, entre turismo rural, de natureza, gastronômico, entre outras experiências que garantem ao Paraná um destino para todo o País”, destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Durante a programação de quatro dias, os convidados visitam os principais atrativos locais, com roteiros que incluem experiências gastronômicas, culturais e de aventura, reforçando a região como destino de experiências completas. Nesta quinta-feira eles visitaram o município de Palmeira e degustaram iguarias típicas, como o pão no bafo e queijos artesanais, além de participarem da abertura do Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Castro.
O itinerário conta, ainda, com visitas ao Lavandário Het Dorp e tour pelo Parque Histórico de Carambeí; atividades radicais, como o rafting, no Rio Tibagi; passeio no Parque Estadual Vila Velha, no Refúgio das Curucacas e uma imersão noturna no Buraco do Padre.
GUIA – O guia e o aplicativo “Conheça Campos Gerais” reúnem atrativos turísticos de 11 municípios: Arapoti; Carambeí; Castro; Jaguariaíva; Ortigueira; Palmeira; Piraí do Sul; Ponta Grossa; Sengés; Porto Amazonas; e Tibagi. Também constam seções dedicadas aos hotéis, bares e restaurantes qualificados dos locais, além de artigos sobre mototurismo, geoturismo e experiências sensoriais da região.
Ambos os materiais divulgam atrativos locais que reúnem grande fluxo de visitantes, como o Cânion do Guartelá, em Tibagi, o Moinho de Castro e o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Além dos famosos Parque Estadual Vila Velha, Buraco do Padre e o Parque Histórico de Carambeí, todos chancelados pela plataforma de viagens TripAdvisor com o selo “Travellers’Choice”, concedido apenas aos 10% de atrativos mais bem avaliados do site.
Uma das novidades desta edição é que os materiais impressos devem ser distribuídos em escolas municipais da região, por meio do Projeto Turismo na Escola, iniciativa da Setu-PR, ampliando o acesso das novas gerações às informações sobre o patrimônio regional. O guia e o aplicativo são aprovados por uma Lei Municipal de Fomento aos Eventos de Fluxo Turístico, de Ponta Grossa.