Curitiba e Foz do Iguaçu são grandes destinos do Paraná para turismo de negócios e eventos
O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, apresentou nesta terça-feira (28) os destinos e potenciais do Estado para eventos ligados ao segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que abrange eventos corporativos e convenções de empresas; viagens oferecidas por empresas aos seus funcionários a título de prêmio, estímulo e incentivo a equipes internas, podendo também ser usadas com fornecedores, distribuidores e clientes; congressos e seminários; e feiras e shows.
Na apresentação, feita online, profissionais do setor puderam conhecer o potencial de Curitiba e de Foz do Iguaçu para o segmento MICE. Juntas, as duas cidades somam capacidade para 261 mil pessoas em espaços para realização de eventos, além de mais de 35 mil leitos de hospedagem e rica gastronomia para os turistas. Dados foram divulgados pelos respectivos Conventions (instituições que atuam na promoção do turismo local) durante a reunião online promovida pelo Viaje Paraná.
“O Paraná vem aparecendo e se destacando cada vez mais como um destino turístico no Brasil e no cenário internacional. Participamos de diversas feiras fazendo a promoção do Estado, inclusive no segmento MICE”, destacou a presidente interina do Viaje Paraná, Patrícia Gusso.
O evento online foi uma parceria do Viaje Paraná e a Entur, primeira Escola de Negócios do Turismo do Brasil, com sede em Natal, no Rio Grande do Norte. A Escola oferece conhecimento prático e validado, treinamentos online, consultorias, mentorias e uma rede de experts e empresários, e já impactou mais de 5 mil associados em todo o país. A apresentação foi gravada, ficando acessível a todos os associados da Entur a qualquer momento. São agentes de viagens e profissionais que atuam na venda de pacotes de turismo, entre eles do segmento MICE.
Este foi o terceiro encontro com os profissionais associados à Entur no ano. Em julho deste ano, uma reunião online apresentou o potencial do Estado com a gastronomia típica, roteiros que podem ser percorridos por transporte rodoviário, com pouco tempo de deslocamento, mas envolvendo diversos atrativos, como turismo de aventura e resorts, entre eles as Cataratas do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica (na Serra do Mar), passeios no Litoral, entre outros.
O segundo encontro aconteceu de forma presencial em agosto, com mais de 1.400 profissionais do setor na Ópera de Arame, em Curitiba. Neste terceiro encontro, o foco foram eventos já consolidados nos dois grandes polos do Estado, Curitiba e Foz do Iguaçu, e contou com apresentações do Visit Iguassu e do Curitiba Convencial.
Entre os principais interesses dos participantes estão eventos já programados como o Natal de Curitiba (com atrações especiais da Disney), o Verão Maior Paraná e shows. “É importante saber dessas datas e cronograma para que nós, profissionais da ponta, possamos programar viagens, especialmente para 2026”, destaca Viviane Assis, mentora da Entur.
CURITIBA – De acordo com o Curitiba Convention, o mercado de eventos da cidade está preparado para receber grupos nacionais e internacionais. Considerada uma das principais cidades do Brasil para realizar eventos, Curitiba possui três Centros de Convenções, teatros e estádios, além de outros espaços.
“Temos 158 locais para eventos na cidade, com capacidade para 245 mil pessoas simultaneamente. São mais de 42 mil metros quadrados de área para eventos. Os três grandes Centros de Eventos da cidade são o Viasfot Experience, o Expotrade Convention Center e o Centro de Eventos Positivo. Mas também temos a Ligga Arena e a Ópera de Arame”, destacou Stella Gardolinski, Coordenadora de Captação e Apoio de Eventos do Curitiba Convention.
Para hospedagem, a cidade oferece uma capacidade de 584 hotéis e flats, com mais de 34 mil leitos entre hotelaria formal e informal, que se enquadram na locação de temporada por aplicativos. Na gastronomia, são mais de 3 mil opções. “E para quem quer conhecer a cidade, são mais de 30 parques públicos na cidade”, completou Stella.
FOZ DO IGUAÇU – O potencial da cidade que fica na tríplice fronteira do país, fazendo divisa com os países do Paraguai e Argentina, foi apresentado pelo Visit Iguassu. De acordo com Pamela Cibils, do Departamento de Captação de Eventos do Visit Iguassu, a fronteira com os países vizinhos facilita a atração de eventos do segmento MICE para a cidade.
“Estamos na cidade que tem atrativos já conhecidos como as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e a Usina de Itaipu, e temos uma facilidade de locomoção entre os dois países vizinhos. Portanto, usamos o aeroporto de Ciudad del Leste para captar voos internacionais, e o aeroporto de Foz do Iguaçu está se fortalecendo após obras e a homologação de uma nova pista que permite receber voos intercontinentais”, disse.
Ela destacou, ainda, que o Centro de Convenções da cidade vai passar por uma reforma para ganhar mais infraestrutura, mas os diversos hotéis da cidade têm espaços para realização de eventos do segmento MICE. “Foz do Iguaçu é o quarto parque hoteleiro do Brasil, com 30 mil leitos disponíveis. O espaço para eventos em hotéis pode receber até 4.400 pessoas simultaneamente”, destacou Pamela.
Somando a capacidade de nove hotéis na cidade, são mais de 16 mil pessoas que podem ser atendidas simultaneamente em espaços de eventos. Ainda de acordo com o Visit Iguassu, espaços turísticos da cidade já se prepararam para receber grupos diferenciados, como o Marco das Três Fronteiras, a Itaipu Binacional e o Parque das Aves, que além de contarem com atrações turísticas e passeios, privatizam espaços para essas ações.

