Em evento inédito, Viaje Paraná capacita estrangeiros e leva coexpositores ao Uruguai
O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo estadual, promoveu nesta terça-feira (09) a Rodada de Negócios Meeting Paraná, em Montevidéu, capital do Uruguai. Trata-se de um evento inédito do Governo do Estado, que proporciona um encontro exclusivo com agentes de viagens, empresários do setor e trade do país vizinho. Ao todo, cerca de 120 profissionais uruguaios foram impactados sobre o potencial turístico paranaense.
Durante o encontro, foram apresentados atrativos e destinos do Paraná, a rica hotelaria e gastronomia, além de aspectos que facilitam a atração de visitantes. A programação também envolveu uma rodada de negócios entre os profissionais com empresários e coexpositores de prefeituras, convidados pelo Viaje Paraná.
Foz do Iguaçu, no Oeste, e Curitiba, a capital, foram apresentados como os dois maiores destinos turísticos do Estado, responsáveis pela captação de muitos viajantes estrangeiros, tanto por via terrestre quanto pelos seus aeroportos internacionais.
“É dessa forma e com essa estratégia que conseguimos atingir o mercado qualificado, preparando os agentes de viagens e profissionais da área para inserir o Paraná nos pacotes turísticos ofertados por eles”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Destinos paranaenses estão em alta: recebemos mais de 764 mil turistas estrangeiros ao longo deste ano. Desses, mais de 10 mil foram uruguaios; é um mercado com potencial para trabalharmos”, acrescentou.
Durante a capacitação, alguns dos destaques foram a proximidade entre os países e a conexão aérea direta, sem escalas, com o Paraná – que conta com um voo de Montevidéu ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, viabilizado em 2024 com apoio do Governo do Estado.
“Somos uma empresa de mais de 30 anos, trabalhando fortemente com agências de viagens e passagens. Já tive a oportunidade de visitar Foz do Iguaçu há muito tempo, mas o que percebi hoje é que o município cresceu muito e conta com muito mais possibilidades. É uma boa ação, porque os clientes muitas vezes deixam de visitar um destino pela falta de conectividade, e com o Paraná não há esse problema”, afirmou a uruguaia Monica Alvarez, da empresa HC Viajes.
Para Marcelo Suárez, do Departamento de Turismo da empresa Rutas Del Plata, a capacitação dos profissionais e agentes foi importante, uma vez que muitos, a exemplo dele, conhecem um pouco de Curitiba, Foz do Iguaçu e Litoral do Paraná, mas não tinham noção de outros destinos e produtos também qualificados.
“O Estado é acessível, tanto terrestre quanto aéreo, o que é importante na hora da venda aos clientes, porque muitos buscam essa experiência multicultural e boa receptividade. A capacitação é necessária, porque acabamos conhecendo mais destinos paranaenses que não fazíamos ideia da existência. É um Estado do tamanho do Uruguai, com muitas opções que vão impactar as vendas”.
FEEDBACKS POSITIVOS – Ao todo, participam 10 coexpositores paranaenses, entre empresários e representantes de prefeituras, selecionadas por meio de Manifestação de Interesse ofertada pelo Viaje Paraná: Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Instituto Municipal de Turismo de Curitiba; Blue Park; La Fuga Viagens; Viajow; Paraná Tour Operadora; Schultz Operadora; Azul Linhas Aéreas; Wikitravel; e Vivaz Cataratas.
Segundo Yana Barral, diretora comercial e de vendas da Viajow, vender o Paraná no mercado internacional, sobretudo os voos diretos, traz uma confiança e uma forma dos clientes terem informações mais robustas sobre os destinos. “Para a empresa é importante, porque temos um Estado inteiro para vender. São muitos produtos e destinos qualificados, alguns que já vendemos e outros que podemos ampliar a comercialização por meio de eventos como este”.
Para Fernanda Auffinger, da La Fuga Viagens, é uma honra participar pela primeira vez ao lado do Viaje Paraná, ainda mais no Exterior. “Esse networking e troca com os uruguaios que nos foi proporcionado aqui é incrível, uma forma de ampliar o nosso contato com o país vizinho. Já recebemos muitos turistas da América do Sul, mas mostrar presencialmente nossos serviços, fechando negócios, vamos gerar resultado para nossa empresa e para o Estado como um todo”, disse.
MISSÃO NA AMÉRICA DO SUL – O Viaje Paraná segue sua missão de impactar e apresentar o Estado ao setor sul-americano, participando de eventos também na Argentina e Paraguai. A expectativa é que, com as programações futuras, os três países reúnam um público de 135 mil pessoas, além de 40 coexpositores estaduais. Os dois próximos destinos (Argentina e Paraguai) são os maiores emissores de turistas internacionais ao Paraná neste ano, somando mais de 589 mil visitantes de janeiro a agosto.
Na Feira Internacional de Turismo na Argentina (FIT América Latina), em Buenos Aires, o órgão de promoção entra em contato com o público especializado de um dos maiores eventos do gênero no continente, entre 27 e 30 de setembro. A programação teve em sua última edição em 2024 um público de aproximadamente 125 mil pessoas. Para este ano, o órgão de promoção levará 15 coexpositores.
Já na Fitpar, em Assunção, de 10 a 12 de outubro, o Viaje Paraná leva seus potenciais, atrativos e destinos, por meio de um estande com 15 coexpositores, que vão divulgar seus produtos e serviços. Classificado como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o evento reuniu em sua última edição, em 2024, cerca de 10 mil visitantes, além de empresas e instituições de todo o mundo.