Evento em Maringá promove segurança e acessibilidade de mulheres no turismo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) promove na próxima quinta-feira (23), em Maringá, no Noroeste, o evento “Turismo Responsável: Acessibilidade e Viajantes + Seguras”. A iniciativa é voltada a empresários e profissionais do setor turístico da região, com o objetivo de capacitar o trade para oferecer experiências seguras, inclusivas e de qualidade.

O encontro, que terá parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o Sebrae/PR, o Visite Maringá e Região e a Câmara Técnica de Turismo do Codem, contará com oficinas, palestras, mesa-redonda e momentos de networking, promovendo o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento de competências técnicas.

O evento integra duas frentes prioritárias: a segurança das mulheres em viagens, por meio do programa Viajantes + Seguras, e a acessibilidade turística, garantindo que pessoas com diferentes condições físicas, sensoriais ou cognitivas possam vivenciar experiências de viagem com autonomia e dignidade.

“Eventos como este são fundamentais para tornar o turismo mais humano, seguro e inclusivo. Estamos unindo treinamento, protocolos e incentivo às boas práticas para transformar o setor e gerar impactos positivos na sociedade e na economia local”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que a iniciativa representa mais um passo na construção de políticas públicas voltadas à autonomia e proteção das mulheres. “Quando falamos em segurança e acolhimento para mulheres, estamos falando sobre garantir o direito de ir e vir com dignidade. E isso exige compromisso de todos: governos, setor privado e sociedade. É construir ambientes onde cada mulher se sinta respeitada, protegida e com autonomia para viver plenamente seus espaços”, disse.

VIAJANTES + SEGURAS – O programa tem como eixo central a igualdade de gênero no turismo, preparando os ambientes turísticos para receber com segurança mulheres que viajam, especialmente aquelas que se deslocam sozinhas. O Viajantes + Seguras abrange hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, bares, empresas de entretenimento, cultura e agências de turismo, capacitando os estabelecimentos para identificar sinais de violência de gênero, acolher vítimas e acionar canais de suporte adequados, sempre respeitando a autonomia da mulher.

Além de proteger as viajantes, o programa representa diferencial competitivo para empresas e destinos, alinhando práticas de responsabilidade social aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10) e desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

Para obter o Selo Viajantes + Seguras Paraná, os estabelecimentos devem garantir que pelo menos 70% da equipe que atende diretamente os visitantes conclua a qualificação online, disponível na Trilha do Conhecimento “Mulheres Viajantes + Seguras”, do Sebrae/PR, ou participe de oficinas presenciais.

Atualmente, o Paraná conta com 151 empresas certificadas, distribuídas em 14 dos 18 territórios turísticos. Em Maringá, as empresas Para Elos e Pro Diver Centro de Mergulho já possuem a certificação.

ACESSIBILIDADE – A mesa-redonda “Acessibilidade no Turismo: Desafios e Caminhos para a Inclusão” será conduzida por Perseu Bastos, gestor regional do Sebrae/PR, e contará com a participação de Marcos Aurélio da Silva, secretário municipal da Pessoa com Deficiência de Maringá, e Lidiane Kumpel, consultora do Sebrae/PR. O debate abordará estratégias para tornar o turismo mais inclusivo, garantindo experiências confortáveis e seguras para pessoas com diferentes necessidades.

Para a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo da Setu, Anna Vargas, o evento reforça o compromisso do Paraná com políticas públicas de turismo responsável. “É uma oportunidade de debater acessibilidade e o programa Viajantes + Seguras, promovendo conforto, acolhimento e experiências de qualidade para uma diversidade de públicos, seja em visitação, passeios, hospedagem ou turismo de trabalho”, disse.

A realização do evento é da Setu, Semipi e Sebrae/PR, com apoio do Visite Maringá e Região, Conselho Municipal de Turismo, ACIM, Câmara Técnica de Turismo do Codem, Abrasel, Sindhotel, Hotel Metrópole, IGR Encanto dos Ipês e secretarias municipais de Maringá.

Serviço:

Data: 23 de outubro, quinta-feira

Horário: 14h às 18h

Local: Sebrae/PR – Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116, Zona 7 – Maringá

Inscrições e informações: Viajantes + Seguras – SETU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *