Participação de empresários em estandes do Viaje Paraná no Exterior cresce 32%
Ativo no mercado internacional e chamando cada vez mais atenção do empresariado, o Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual – registrou um aumento no número de expositores em grandes feiras turísticas mundiais. Juntas, a FIT América Latina (Argentina), Fitpar (Paraguai) e Fitur (Espanha), tiveram uma alta de 32,3% no número de participantes nos estandes do órgão no Exterior, na comparação entre edições.
As feiras na Argentina e no Paraguai, realizadas em 2024, e a da Espanha, no começo deste ano, somaram 34 expositores em estandes do órgão. Já as edições atuais (a serem realizadas até o final deste ano e no começo de 2026) reunirão, juntas, 45 participantes. Nos eventos, os expositores podem divulgar produtos, destinos, serviços e ampliar o contato com o mercado de outros países.
“O empresariado é o nosso aliado, porque não existe turismo sem eles. Sabemos que o setor é conduzido por essa classe, então proporcionar espaços em feiras é um incentivo e uma estratégia de promoção orgânica do turismo estadual”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Nosso papel é divulgar o Paraná, ao mesmo tempo em que fornecemos às empresas e possíveis clientes estrangeiros uma gama de serviços, destinos e empreendimentos estaduais qualificados para venda”, acrescentou Cortes.
IMPACTO NO MERCADO – O Curitiba Convention já participou com o Viaje Paraná em eventos nacionais e vai acompanhar o Estado nas três grandes feiras no Exterior dessa vez. Ele é uma das organizações paranaenses focadas na promoção do Turismo de Negócios e Eventos (M.I.C.E.) em seus destinos, abrangendo viagens corporativas, recepção de grandes shows e afins.
“Abraçamos a oportunidade de levar Curitiba para fora, porque sabemos que isso impacta positivamente os negócios de nossos associados. Iniciativas assim são esperadas pelo setor há muito tempo, então é relevante o Estado proporcionar isso, porque muitos municípios paranaenses têm vocação ao segmento. Cada vez mais pessoas vão se interessar em acompanhar o Viaje Paraná”, afirmou Gislaine Queiroz, presidente da organização.
Willian Lass, diretor-geral do Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, cita que o empreendimento estar na próxima FIT Buenos Aires é uma forma de se conectar diretamente com um mercado prioritário e em expansão.
“É estratégico, uma vez que a relação cambial entre Brasil e Argentina favorece o fluxo de turistas no Paraná, com uma crescente de argentinos em nossas unidades. O Bourbon tem uma unidade em Buenos Aires, o que reforça ainda mais a importância de estarmos junto do Viaje Paraná no país vizinho. A proximidade desse público fortalece nosso posicionamento estadual e amplia as possibilidades de relacionamento e negócios”, ressaltou.
ATRAVESSAR O OCEANO – As feiras na América Latina têm como vantagem a proximidade com o Brasil e com o Paraná, facilitando o deslocamento dos expositores que participam dos estandes. Já a Fitur, em Madri, mesmo exigindo um pouco mais de esforço, não impede o trade turístico estadual de representar as regiões paranaenses na Europa.
Kellin Ramos, secretária de Turismo de Tibagi, nos Campos Gerais, vai atravessar o oceano e viajar aproximadamente 8,7 mil km até Madri para participar da Fitur, divulgando o município pela primeira vez em um evento internacional. Ela comenta que apresentar sua cidade e entender as demandas de mercado são algumas das motivações da participação ao lado do Viaje Paraná.
“Para nós, essa participação tem alguns motivos especiais. Entendemos que é importante visitar outros continentes e países para conhecer novas realidades e aprimorar o nosso município e, claro, divulgar todos os nossos potenciais”, disse Kellin. Segundo ela, houve um crescimento considerável de turistas estrangeiros em Tibagi, que estão visitando o Cânion Guartelá, cachoeiras, atividades de aventura e afins. “Esses atrativos serão conhecidos fora do Brasil”, afirmou.
Douglas Roberto Suptitz, diretor comercial da agência MMC TURISMO, vai representar a empresa pela segunda vez na Fitur. “O Paraná ter um espaço em uma feira europeia desse tamanho mostra a relevância do nosso Estado perante o mercado global. Vamos participar de novo, porque da última vez fizemos muitos contatos, conhecemos clientes potenciais e tivemos grande retorno financeiro e cultural”, explicou.
FEIRAS – Promovida em Buenos Aires, na Argentina, a FIT América Latina acontece entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Considerado um dos maiores do gênero no continente, o evento teve aproximadamente 125 mil pessoas no ano passado, ocasião em que o estande paranaense apresentou a gastronomia típica do Litoral.
Já a Fitpar – classificada como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT) – acontece entre 10 e 12 de outubro em Assunção, capital do Paraguai. Na edição do ano passado, o Paraná apresentou redes hoteleiras, agências e operadoras de turismo, de receptivo e afins.
A Fitur acontecerá entre 21 e 25 de janeiro de 2026, em Madri. Ela é conhecida como um ambiente para fortalecer relações comerciais e multiplicar negócios. Na última edição, com a visitação de cerca de 250 mil pessoas, o Viaje Paraná apresentou materiais traduzidos para o inglês e espanhol, experiências gastronômicas, além de uma série de rodadas de negócios, com foco na apresentação ao trade e mercado europeu.