Conheça três opções de roteiro para conhecer Curitiba de bicicleta

Curitiba tem cerca de 300 quilômetros de ciclovias distribuídos em todas as regiões da cidade. O turista que tiver interesse em conhecer a cidade de bicicleta pode planejar o seu roteiro de acordo com o setor da cidade que deseja visitar, ou de sua capacidade física.

Boa parte das ciclovias de Curitiba são de uso exclusivo das bicicletas, mas há também trechos compartilhados com carros e pedestres. Seguindo estas vias, os cicloturistas podem conhecer diversos parques e alguns museus.

“Além dos parques, boa parte do trajeto é arborizado é convidativo às pedaladas, como praças, monumentos, cafés, restaurantes e bares. O importante é planejar bem o roteiro que se pretende fazer levando em conta as distâncias e melhores locais para fazer eventuais paradas”, lembra a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

É importante que as regras de trânsito e segurança básicas sejam respeitadas. Dentro da maioria dos parques, por exemplo é preciso andar desmontado da bicicleta. O mesmo deve acontecer nas áreas de calçadão, como no caso da Rua XV de Novembro e no Centro Histórico. Também é recomendável a utilização de capacete e outros itens de segurança e lembrar-se sempre que o pedestre tem a preferência.

Alguns ônibus da Linha Turismo são equipados com bagageiros que têm capacidade para até três bicicletas.

Ponto de Partida

Localizado no centro de Curitiba e uma atração à parte, o Passeio Público é uma boa opção de ponto de partida. Saindo do local, as principais distâncias são:

• Jardim Botânico – 4 km
• Museu Oscar Niemeyer – 2,1 km
• Torre Panorâmica – 3,1 km
• Parque Barigui – 5 km
• Parque Tanguá – 8 km
• Santa Felicidade – 15 km
• Bosque do Trabalhador – 14 km