“Estamos sempre valorizando e cuidando de quem cuida”, afirma Curi
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente do Poder Legislativo do Paraná, participou nesta segunda-feira (12) de um encontro do projeto Cuidar de Quem Cuida, realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, e destacou iniciativas do Parlamento estadual para apoiar famílias que enfrentam desafios ao cuidar de filhos que necessitam de atenção especial.
O presidente do Legislativo citou, entre outras ações, a aprovação e sanção do Código do Autismo do Paraná, uma medida inédita no Brasil. “Este é um exemplo de que estamos sempre valorizando e cuidando de quem cuida”, afirmou Curi. Ele ressaltou que a grande tarefa é garantir que as famílias e aqueles que convivem com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) conheçam seus direitos.
“Há um trabalho árduo para que essa informação chegue até as mães e para que elas saibam que têm seus direitos garantidos no Código do Autismo, podendo cobrá-los dos entes públicos e de outras organizações”, observou o deputado. “O compromisso do Legislativo, por meio da Assembleia Itinerante, de audiências públicas, da TV Assembleia e das redes sociais, é dar visibilidade a este tema tão importante”, completou.
Curi também mencionou outra iniciativa recente do Legislativo: a aprovação, em apenas 48 horas, da criação de uma câmara do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) especializada no julgamento de casos de violência doméstica e familiar. “Todas as leis que forem favoráveis a quem cuida das pessoas nós vamos tramitar com agilidade, e o governador Ratinho Junior — que mantém amplo diálogo com a Assembleia e demonstra grande sensibilidade — está sancionando essas medidas”.
Procuradoria – Sobre os direitos femininos, o presidente do Legislativo destacou que a Procuradoria da Mulher, coordenada pela deputada Cloara Pinheiro (PSD), está estimulando a criação de unidades semelhantes em quase 190 municípios do Paraná. “Essa iniciativa permite que mulheres vítimas de agressão acionem as procuradorias e façam suas denúncias. A Procuradoria encaminha os casos à rede de proteção da mulher”, explicou, lembrando que a Assembleia também aprovou o Programa Recomeço.
Curi ressaltou a importância do programa, criado pelo Governo do Estado, para evitar a dependência do agressor. A iniciativa prevê o pagamento de um auxílio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, equivalente a 50% do salário mínimo nacional, além da construção de espaços regionais de acolhimento e da celebração de parcerias com empresas, que poderão receber subvenção financeira como incentivo à contratação dessas mulheres.
Bancada feminina – O trabalho em defesa das mulheres e das famílias, observou Alexandre Curi, está diretamente relacionado ao tamanho da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná. Na atual legislatura, dez deputadas compõem a maior bancada feminina da história da Casa. “A atividade legislativa ganha muito com a presença feminina, que tem um olhar diferenciado”, concluiu o deputado.
Palestra – A audiência desta semana do programa Cuidar de Quem Cuida teve a presença da psicóloga Bruna Januário Massa, que proferiu a palestra “Quando o Amor Pede Apoio”. Mãe de um filho com hidrocefalia severa, ela falou sobre a criação do menino e sobre a importância da atenção “às famílias atípicas”. “Eu comecei minha trajetória dentro da maternidade atípica. Por isso que esse tema é tão importante para mim”, disse.
Ela falou sobre suporte e conscientização e acrescentou que é essencial trazer essa questão para as políticas públicas. A apresentação também foi acompanhada pela primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), fez um relato sobre sua trajetória como mãe de uma criança autista.