Museus brasileiros são tema do Brasil em Pauta deste domingo

O Brasil conta com mais de 3,8 mil museus espalhados por todo o país, um número expressivo se considerarmos que nosso país tem 5.568 municípios. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e entrevistado do Brasil em Pauta deste domingo (13), Pedro Mastrobuono, só museus de história são cerca de 1,6 mil; outros 500 são dedicados às belas artes. Além destes há museus de antropologia, arqueologia, transportes e diversos outros temas. O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Brasil.

Mastrobuono revela que nosso país tem instituições respeitadas no mundo inteiro como o Museu de Artes de São Paulo (Masp), e os museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a visitação aos museus foi considerável nos anos que antecederam a pandemia: foram 38 milhões de visitas em 2018 e 26 milhões em 2019. Para ele, o perfil dessas instituições deve mudar: “Eu acredito que os museus pós-pandemia não retornarão simplesmente as suas atividades presenciais como antigamente”.

Para que os museus possam oferecer cada vez mais opções online, o presidente do Ibram defende uma mudança na legislação sobre os direitos autorais das obras.

Na entrevista que vai ao ar hoje, Mastrobuono também falou sobre a instituição de fundos patrimoniais para financiar os museus nacionais a exemplo do que ocorre com instituições conhecidas como o Louvre e o Museu Britânico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *