Agenda cultural tem orquestra com trilhas de videogame, peças gratuitas e exposições
Os equipamentos culturais administrados pelo Governo do Estado ofertam uma diversidade de atrações, algumas delas inusitadas. No Guairão, a Orquestra Sinfônica de Curitiba apresenta “Games Classic Orchestra”, um concerto que revisita trilhas sonoras icônicas de videogames como Super Mario Bros, Sonic e Final Fantasy.
O Guairinha recebe o monólogo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”, peça em homenagem à atriz Jandira Martini, que explora memórias e reflexões sobre a vida e a finitude.
O acesso ao teatro está facilitado com as peças gratuitas em cartaz. “Desmundo”, no Miniauditório, é uma proposta inovadora dividida em dois atos, que explora temas de desassossego e esperança por meio da dança. Já no Teatro José Maria Santos, o espetáculo “The Mango Tree” examina os ideais e estereótipos do feminino com uma abordagem humorística e irônica.
Na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), sábado é dia de ritmo com o Samba do Compositor Paranaense, roda aberta ao público que celebra a música brasileira e o talento dos compositores locais. No Museu Paranaense (MUPA), a instalação “Vênus de Milo (souvenir)”, reinterpretação da famosa escultura grega por Nina Lins, está em seus últimos dias de exibição. No sábado, o museu prepara a despedida com uma roda de conversa e uma oficina com a artista.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) terá duas oficinas gratuitas e livres para o público. A primeira, com o artista Luiz Moreira, explora a fragmentação e construção de símbolos através de uma composição coletiva com giz pastel e imagens impressas. A segunda, ministrada por Ícaro Almeida, utiliza técnicas variadas como gravura com crochê e pintura para capturar e documentar o imaginário de Tibagi.
E no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) foi prorrogada a exposição “Cartas para o Futuro”, com 46 obras inéditas de Bruna Alcantara, que reimaginam fotos antigas de mulheres através de bordado, colagem e pintura. A exposição oferece um diálogo entre passado e presente, com uma nova perspectiva sobre a figura feminina.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 153ª edição do periódico on-line está disponível com uma reportagem especial sobre o surgimento das revistas teen, que exploraram o breve otimismo econômico do pós-guerra e estrearam um novo mercado adolescente feminino. A publicação também apresenta uma pensata de Paulo Rogério Bentes Bezerra sobre o centenário de James Baldwin, o conto inédito “Irmão” de Carla Guerson, a última edição do Especial Nicolau, com um texto e um poema de Paulo Leminski, e outro escrito por Estrela, sua filha, nos 80 anos do poeta, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.
Ler Junto – Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. Os próximos textos, no dia 16, são “A guerra dos palhaços” e “O cachimbo de Felisberto”, de Mia Couto, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 19.
Cine BPP – Este é um dos novos projetos da BPP, com estreia marcada para esta sexta-feira (13). A cada dois meses, haverá uma sessão de filmes com temas relacionados à literatura. O longa-metragem que inaugura o evento é “Noite e Dia – Lima Barreto, Obra & Vida”, de Rodrigo Grota. Antes da exibição, no auditório, o diretor fará uma apresentação sobre o documentário. A sessão será às 18h, com entradas limitadas às 132 cadeiras disponíveis.
Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. Os eventos acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O próximo deste mês de setembro será no dia 14.
Samba do Compositor Paranaense – Roda de samba na BPP, aberta ao público. O próximo encontro será neste fim de semana, dia 14, às 10h, no Hall Térreo.
Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, 16 de agosto, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
Exposição de Livros e Histórias em Libras – A partir da próxima quarta-feira, dia 18, a Seção Braille promove em seu espaço a exposição desses materiais, que fazem parte do acervo. O evento marca o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro e, por isso, a mostra se estenderá até o último dia do mês.
Seção Infantil
Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 16 de setembro, o conto da semana é “Margarida”, de André Neves.
Contação de Histórias – Contação de histórias com Thaísa Camargo, autora da obra infantil “Juju e seu amigo Sr. Wolf”. Thaísa é formada em Letras/Inglês e proprietária do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos de Arapoti. É no próximo sábado, às 11h.
Oficina de Origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 14, às 11h.
Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (14), às 10h.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Quando Se Escuta Com os Olhos” | Classificação: Livre | Média-metragem
“Surdocegueira: O Sentido do Mundo Pelo Tato” | Classificação: Livre | Média-metragem
“Ensaio Sobre a Cegueira” | Classificação: +16 | Longa-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Oficina: Fragmentação e Construção de Símbolos – Na terça (17), das 14h às 16h, o artista Luiz Moreira, vai conduzir um exercício prático com giz pastel e imagens impressas para criar uma composição coletiva com os participantes. Com inspiração na obra “Sistema de Exaustão”, de Moreira, e em exibição na mostra “Coletiva”, a oficina explora a ressignificação de imagens e objetos. A atividade será na Sala 9 do MAC no MON. É gratuita, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo formulário online.
Oração para Voltar para Casa – Na quarta (18), das 14h às 16h, o artista visual Ícaro Almeida ministrará uma oficina que vai explorar o potencial educativo das artes visuais para capturar e documentar o imaginário da cidade de Tibagi. Por meio de múltiplas técnicas, como gravura com crochê, técnica mista, desenho e pintura, os participantes vão investigar a riqueza cultural e natural do município. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
“Segredo da Cor” – A exposição “Segredo da Cor”, já em exibição no museu, traz uma poderosa coleção de obras de Cecifrance Aquino, com foco na temática antirracista. Entre os destaques, além dos estandartes, encontra-se a releitura de “Duas Raças”, de Alfredo Andersen, um convite para desvendar os segredos que nossas cores carregam. A exposição celebra a brasilidade entre símbolos icônicos como o cachorro caramelo, o misticismo da espada de São Jorge e o chão de caquinhos.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Mostra prorrogada – “Cartas para o futuro”, mostra individual da artista visual e jornalista Bruna Alcantara, com curadoria da produtora cultural Michele Michelletto, é prorrogada até 3 de novembro. A exposição apresenta 46 obras inéditas de Bruna, criadas a partir de fotos antigas de mulheres, digitalizadas do acervo fotográfico do museu e selecionadas pela artista.
Utilizando fotos das coleções Guilherme Glück, Dario Velloso, Stelinha Egg, além de outras relíquias do antigo estúdio de fotografias Foto Brasil, Bruna transformou imagens do século passado com intervenções em bordado, colagem e pintura, dando nova vida e voz às figuras retratadas em obras que estabelecem um diálogo entre as mulheres do passado e do presente, refletindo as mensagens para o futuro.
Quartas Musicais – Toda semana, o projeto Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – leva música de qualidade ao museu, em apresentações e repertórios que contemplam e vivenciam diversos ritmos musicais. Nesta temporada, o evento ocorre toda quarta-feira, às 18h. Entrada livre e gratuita.
Últimos dias – Fica em cartaz até domingo (15) a instalação “Vênus de Milo (souvenir)”, de Nina Lins, a primeira proposta exibida dentre as selecionadas no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, inaugurada em junho. Na instalação, a partir de anúncios de venda online, a artista Nina Lins ressignifica a representação da escultura grega Vênus de Milo, obra icônica da Grécia Antiga pertencente ao acervo do Museu do Louvre, em Paris. A escultura é fragmentada em chaveiros de isopor, em um exercício de desgaste de códigos, como o significado da Vênus de Milo enquanto obra de arte, ideal de beleza e harmonia, e seu valor histórico e comercial.
Mesa de conversa – No sábado (14), às 14h, a artista Nina Lins, autora de “Vênus de Milo (souvenir)”, estará no museu para uma mesa de conversa gratuita e aberta ao público com a professora e pesquisadora Fabrícia Jordão, que assina o texto crítico da exposição. O encontro pretende tensionar as interações entre arte e mercadoria nos diferentes espaços de circulação das imagens no capitalismo e como a reprodução de obra de arte pode se tornar uma imagem autônoma em um circuito próprio de consumo.
Na conversa serão debatidas as relações entre valor artístico, fetiche, modernidade e colonialidade. A problematização se estende no modo em que as instituições de arte também engendram regimes de visibilidade e invisibilidade, e em que medida a construção da memória em acervos de museus e o consumo se alimentam. Para assistir não é necessária inscrição.
Oficina – Logo após a conversa, às 16h30, Nina Lins ministrará a oficina gratuita “Souvenir gráfico”. Os participantes serão convidados a escolher uma obra exposta no MUPA e propor, a partir dela, um souvenir gráfico em grande escala, pela impressão em estêncil, xerox e/ou serigrafia (sem gravação de tela). O foco da oficina é exercitar a construção de um comentário visual sobre a relação entre imagem e mercadoria. A atividade é gratuita e dispõe de 25 vagas, distribuídas via inscrição neste LINK.
Guairão
Sinfonia Família: Games Classic Orchestra – No domingo (15), às 18h, a Orquestra Sinfônica de Curitiba apresenta um repertório de trilhas clássicas dos videogames, desde o Super Nintendo até o Playstation 5 – Super Mario Bros, Sonic, Legend of Zelda, Tomb Raider, Final Fantasy e God of War. Segundo o maestro Carlos Domingues, para as famílias é uma oportunidade para apresentar uma orquestra às crianças, aproximá-las de bons músicos, instrumentos, introduzi-los nesse mundo que pode parecer distante, mas já faz parte da realidade deles pelos jogos. Ingressos disponíveis em Disk Ingressos.
Guairinha
“Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” – Com direção de Marcos Caruso, a atriz Isabel Teixeira interpreta Jandira Martini, atriz que morreu no início deste ano, em um monólogo autobiográfico que percorre memórias da artista para refletir sobre temas como a finitude da vida. As apresentações acontecem sexta (13) e sábado (14), às 21h, e domingo (15), às 18h. Ingressos pelo Disk Ingressos.
Miniauditório
“Desmundo- Descompanhia de Dança” – O prefixo DES revela tanto um significado de negação quanto de reversão. E é por essas duas vias que Desmundo age. No primeiro ato – intitulado A Torre – os bailarinos ativam percursos que partem do desassossego, dos desafetos que ferozmente nos afetam. É sobre o encarceramento das nossas subjetividades. No segundo ato – o Sol – os artistas dançam a utopia de um mundo livre, empático, revelam sonhos que reverberam e contagiam alegrias. É sobre esperança. Sobre cantar, dançar, sonhar, comer e plantar. As apresentações acontecem de sexta (13) à domingo (15), às 19h. A entrada é gratuita.
Teatro José Maria Santos
“The Mango Tree” – Trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular. Por meio do humor, da ironia e do deboche, a criação provoca questões acerca da presença da mulher nos dias atuais. As apresentações ocorrem sexta (13) e sábado (14), às 20h, e domingo (15), às 19h. Entrada gratuita.
Cinema na Praça
Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.
Os municípios abaixo exibem “As Aventuras do Avião Vermelho”, às 19h, e “O Palhaço”, às 21h.
Jaguapitã – Terça (17). Local: Praça Central
Pitangueiras – Quarta (18). Local: Praça Irasil Garcia Marques
Astorga – Quinta (19). Local: Praça Ermelindo Lopes Barros
ENDEREÇOS
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba