Educação oferece formação aos pedagogos dos CEIs contratados

Cerca de 60 pedagogos dos CEIs, os centros de educação infantil contratados pela Prefeitura, participaram de formação sobre a experiência de aprender na Educação Infantil, na última semana. Nesta terça-feira (5/9), as unidades da Regional Boa Vista terão reunião sobre o projeto Educação e Saúde. Os profissionais dos CEIs participaram do encontro, assim como os que trabalham nos centros municipais de educação infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura.

As atividades fazem parte do acompanhamento que a equipe da Secretaria Municipal da Educação faz junto às unidades contratadas. Mais de 9,2 mil crianças de 0 a 5 anos frequentam 75 CEIs. Ao todo, são 56 entidades mantenedoras de instituições educacionais privadas, comunitárias, filantrópicas, sem fins lucrativos.

Para que o atendimento seja feito, a Prefeitura repassa recursos, conforme o número de crianças atendidas. Atualmente, o valor repassado mensalmente aos CEIs varia de R$ 387,96 a R$ 430,47 mensais, conforme a faixa etária.

“Queremos que as crianças que frequentam os centros de educação infantil contratados recebam o melhor, tanto em relação aos cuidados quanto em relação ao desenvolvimento integral. As mantenedoras são importantes parceiros da Prefeitura”, afirma a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Padrão de qualidade

Ao longo do ano, os pedagogos dos CEIs contratados têm formação continuada, alinhada com os parâmetros aplicados nos CMEIs. Os gestores também participam de formação específica.

A Secretaria Municipal da Educação também oferece assessoramento em cada uma das dez regionais, acompanhamento individualizado na unidade e faz o assessoramento técnico-administrativo no CEI contratado. No início do ano, professores e pedagogos iniciantes participam de formação.

Além disso, diversos projetos destinados aos profissionais da educação da Prefeitura têm parte das vagas destinadas aos que trabalham nos CEIs contratados. Este é o caso da Semana de Estudos Pedagógicos, ciclos de palestras, curso de alimentação saudável e Semana de Arte, Cultura e Literatura. O material pedagógico elaborado para os professores da educação infantil que trabalham nos CMEIs também é destinado aos dos CEIs.

As parcerias com as mantenedoras responsáveis pelos CEIs existem desde 2003. Naquela época as unidades eram denominadas conveniadas. Atualmente, elas são contratadas com base no marco regulatório, a Lei Federal 13.019/2014, que estabelece as normas para parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para finalidades de interesse público. Os contratos atuais são válidos até o fim de 2019.