Atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba fazem história no fim de semana
O fim de semana foi especial para os atletas curitibanos apoiados pelo programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.
No Rio de Janeiro, no Campeonato Mundial de Ginastica Rítmica, a incentivada Mariana Gonçalves, de 20 anos, ajudou a equipe brasileira a conquistar duas medalhas de prata inéditas, garantindo a melhor campanha da equipe em todas as edições do torneio.
Em Milão, na Itália, na final da categoria KL3 200m masculino, Miqueias Rodrigues conquistou a prata no Mundial de Paracanoagem.
Ginástica rítmica
No sábado (23/8), o quinteto subiu ao pódio pela primeira vez na história da ginástica rítmica nacional em mundiais, ao conquistar a prata no conjunto geral, atrás apenas do Japão. Já no domingo (24/8), as brasileiras ficaram em segundo lugar na série mista (três bolas e dois arcos), ao alcançar 28.550 pontos, a maior nota do grupo em competições internacionais. O ouro ficou com a Ucrânia, por apenas 0,1 ponto de diferença.
Mariana Gonçalves, de 20 anos, é curitibana, e treina no Clube Agir, que também é uma instituição beneficiaria do Programa de Incentivo da Prefeitura de Curitiba.
Também no Mundial de Ginástica Rítmica, a atleta incentivada pela Prefeitura Bárbara Domingos, a Babi, escreveu seu nome na história da modalidade ao terminar em 9º lugar no individual geral, o melhor resultado já obtido por uma ginasta brasileira na competição.
“Fiz tudo que treinei e entreguei meu coração em quadra. Conseguir um top 10 em um mundial dentro de casa é emocionante”, disse Bárbara Domingos.
Paracanoagem
Em Milão, na Itália, na final da categoria KL3 200m masculino, Miqueias Rodrigues conquistou a medalha de prata no mundial de Paracanoagem, com o tempo de 41s29, ficando atrás somente do georgiano Serhii Yemelianov, que ficou com o ouro com a marca de 40s31.
O curitibano de 35 anos era só alegria depois da prova.
“Só tenho a agradecer a Deus que me fortaleceu para eu estar aqui. Agradeço à Confederação Brasileira, ao meu treinador e a todos os que me apoiam dia após dia. Confesso que estava nervoso, pois sabia que a final seria acirrada, e agora volto feliz para casa”, afirmou Miqueias.
A paratleta e servidora municipal de Curitiba Mari Santilli também chegou à final da categoria VL3 200m e terminou a disputa na sétima colocação, com a marca de 1min00s65.
“Finalizo minha décima participação em campeonatos mundiais. No total, foram 21 competidoras e nove foram para a disputa de medalha, resultado que me mantém bem no cenário mundial. Agradeço ao meu técnico e a toda minha torcida. Agora o momento é de reflexão”, disse a servidora de Curitiba, que pode estar encerrando a carreira como atleta profissional.
Incentivo ao esporte
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba foi estabelecido pelo Artigo 87 da Lei 40/2001, pelo Decreto 1326/2024 e regulamentado pela Resolução CIE 004/2024 prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que são investidos diretamente em projetos esportivos/paradesportivos.