Adolescentes atendidos pela FAS passam em cursos profissionalizantes do Senai

Quarenta e um adolescentes acompanhados pela Fundação de Ação Social (FAS) foram aprovados no último processo seletivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai). Todos vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social e vão fazer cursos de aprendizagem profissionalizante industrial.

Nesta quarta-feira (1º/8) os adolescentes foram recebidos, no Salão Nobre da Prefeitura, pelo prefeito Rafael Greca, que fez questão de parabenizar os jovens e presenteá-los com o livro Poema ao Rio Iguaçu, de sua autoria.

“Vocês são o futuro, o exemplo de gente que enfrentou alguma dificuldade e conseguiu vencê-la, o que é orgulho para Curitiba e para o prefeito”, disse Greca. O prefeito sugeriu que os adolescentes “agarrem” a oportunidade para se qualificar e ter um futuro de sucesso.  

“Não percam a chance de inventarem o seu emprego. A partir do momento em que vocês recebem uma formação, constroem um caminho que os libertará da condição de dependência dos pais, da família, da pobreza, da vulnerabilidade ou da dificuldade da vida”, completou Greca.

Os adolescentes participaram do processo seletivo em junho e desde o dia 23 de junho, 21 deles estão participando das aulas do curso de Assistente Administrativo e 20, do de Operador de Suporte em Tecnologia da Informação (TI). Juntos, os dois cursos ofertaram 80 vagas. A seleção aconteceu por meio de prova escrita de Língua Portuguesa e Matemática. 

Desde o início das aulas, seis adolescentes já foram contratados pelas empresas Volvo, Gerdau e Almata Química e, nos próximos dias, outros sete participarão de entrevistas de emprego.

Atendimento

Os jovens aprovados têm de 14 a 21 anos e foram selecionados ou procuraram a FAS para oportunidades de trabalho. Eles participaram de ações de formação desenvolvidas pela FAS Trabalho, como cursos profissionalizantes nos Liceus de Ofícios, oficinas de desenvolvimento comportamental do programa Mobiliza – que preparam para o mercado de trabalho -, e articulações do programa FAS Aprendiz, que encaminha os jovens para aprendizagem.

Para aumentar as oportunidades dos adolescentes, a FAS Trabalho tem identificado vagas gratuitas de cursos e articulado com as organizações da sociedade civil que ofertam formação de aprendizagem para que os adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social sejam priorizados. Além disso, o departamento articulou com a Secretaria Municipal da Educação, a realização de aulões de Português e Matemática, para preparar os candidatos para os processos seletivos.  

Desde 2017, 3.796 adolescentes procuraram a FAS para se inscrever como aprendizes.

Superação

Em situação de rua, o estudante Yakson Mikhael de Sousa Passos, 21 anos, é um dos candidatos aprovados no Senai. Ele está cursando Operador e Suporte em TI e já sonha em conseguir um emprego, comprar uma casa e ter a própria empresa, uma cafeteria, doceria e lan house. Tudo em um único espaço.

Determinado, Yakson também frequenta as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertadas pela Secretaria da Eeducação. Além do apoio que recebe na área de qualificação, ele também é atendido pela FAS com abrigo. “Estou tendo uma grande oportunidade”, disse Yakson, que chegou a Curitiba há pouco menos de cinco meses, vindo de Joinville (SC), sem dinheiro ou local para ficar.

Lara Eduarda Rivera Cruz, 17 anos, optou pelo curso de Assistente Administrativo e espera conseguir um emprego em uma indústria. Estudante do 3º ano do ensino médio, ela conta que participou do Mobiliza no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pinheirinho que a ajudou principalmente a superar a timidez. Na época, Lara foi indicada para trabalhar como aprendiz na Renault, onde ficou por um ano e meio. 

Presenças

Participaram do evento a presidente da FAS, Elenice Malzoni; a coordenadora de cursos na área de gestão e aprendizagem do Senai, Yara Kaczalovski; o superintendente executivo da Fundação, Luciano Martins; a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Hayashida; o diretor de Qualificação para o Trabalho, Fabiano Vilaruel; o coordenador de Promoção para o Mundo do Trabalho, Admaro Anderson Pinto, e servidores da FAS.