Amigo dos Rios leva Educação Ambiental a mais de 27 mil pessoas

Desde abril deste ano, quando foi lançado oficialmente o Amigo dos Rios, o programa de despoluição e limpeza dos rios da cidade impactou 27,4 mil pessoas com ações de Educação Ambiental.

Equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba percorrem escolas e comunidades para sensibilizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo, de se preservar as matas ciliares (às margens dos rios) e para a ligação correta das redes de esgotamento sanitário.

“Os trabalhos vêm acontecendo prioritariamente na Bacia do Rio Belém”, conta a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Foram realizadas quase 200 ações em escolas e 124 em condomínios, associações, igrejas e centros comunitários neste período. “Trabalhamos conforme o público, essencialmente com peças de teatro, conversas, palestras, orientações quanto à separação correta de resíduos e plantios comunitários de árvores nativas e flores”, reforça a gerente.

Moradores comemoram limpeza de rio

Ainda foram realizadas ações pontuais em parques e outras áreas de lazer da cidade. A consolidação do trabalho é baseada na criação de comitês de microbacias com envolvimento de representantes de escolas, CMEIs, Unidades de Saúde, comunidade em geral, entre outros.

A ideia é garantir a continuidade para que as informações passem adiante, informa Leila.

Já foram criados três comitês – no setor do Rio Guabirotuba; no Rio Belém Norte e microbacia do Rio Pilarzinho; e no Córrego Lava-pés (Córrego Inácio Lustosa). A previsão é de que sejam formados 30 comitês por microbacias em toda a extensão do Belém.

Para o economista aposentado Almir Silva, projetos como este são "a cara de Curitiba" e é muito importante envolver a comunidade – crianças e a população geral.

“Rios são a vida da cidade, a vida das pessoas, todos devemos nos fazer alguma coisa pela sua proteção”, diz.

Todos podem se tornar amigo dos rios tão logo as atividades cheguem na região onde moram. Mas a população pode colaborar de maneira permanente com a limpeza dos rios fazendo a destinação correta do lixo e a ligação regular da rede de esgoto em casa.

Como agendar

A Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente também pode fazer agendamento de palestras e atividades pelo e-mail. educacaoambientalsmma@smma.curitiba.pr.gov.br.