Aos 51 anos, desempregado faz curso do Liceu de Ofícios e muda de profissão

Desempregado há três anos, Afonso Fossa, 51 anos, recebeu nesta sexta-feira (12/07) o certificado do curso de Reparador de Eletrodomésticos – Linha Branca, oferecido gratuitamente pela Prefeitura à população, em parceria com a Electrolux. Ele, que trabalhou durante anos na fabricação de tanques para galvanização, tem agora uma nova profissão.

“Hoje me sinto um profissional. Com as aulas que recebemos aqui, agora sei o consertar um eletrodoméstico. Isso é gratificante”, explicou Afonso, na cerimônia de conclusão do curso, no Liceu de Ofícios Casa Klemtz, no Fazendinha.

Com a formação, Afonso já está trabalhando na área, consertou um microondas e uma geladeira. Os novos clientes são vizinhos e conhecidos, mas ele tem certeza que ampliará o número de pessoas interessadas em contratar seu serviço.

Assim como Afonso, outras sete pessoas concluíram o curso, que é oferecido pelo programa Liceu de Ofícios, da FAS Trabalho em parceria com a Electrolux.

Essa foi a sexta turma formada nesta gestão, que profissionalizou 190 pessoas na área.

Aluno destaque

A entrega dos certificados reuniu representantes da Electrolux – segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo – e servidores da FAS da área de qualificação para o trabalho. Durante o evento, a empresa premiou Daniel Silva, considerado o melhor aluno da turma, com um scanner para leitura de eletrodomésticos.

O superintendente da FAS Trabalho, Fabiano Vilaruel, falou do esforço e da preocupação da Prefeitura em para qualificar a população. “A qualificação profissional é essencial para um bom trabalho e, por isso, não parem de buscar novos cursos“, disse ele.

Analista da Electrolux, Gustavo Henrique Dada representou a empresa com o coordenador da área de treinamento, Thiago Gabardo. Ele lembrou que os alunos poderão agora trabalhar como autônomos, mas também serem contratados por empresas terceirizadas da Electrolux.

Mão na massa

O curso teve duração de dois meses, com 160 horas de aulas. Desde 27 de maio, os alunos aprenderam sobre eletricidade básica e reparos em microondas, fogões, cooktop, fornos, coifas e depuradores, lavadoras de roupa e outros eletrodomésticos.

Durante as aulas, coordenadas pelo professor João Rosa que é funcionário da Electrolux, os alunos aprenderam ainda sobre as características de cada aparelho, modelos, tipos de defeitos, desmontagem e testes, avaliações teórica e prática.

Antes das aulas técnicas, o grupo participou do programa Mobiliza, desenvolvido pela FAS para despertar os participantes para o mundo do trabalho e prepará-los para a capacitação profissional.