Atletas incentivados pela Prefeitura arrecadam meia tonelada de doações

Atletas de Curitiba que integram o programa da Lei de Incentivo da Prefeitura, instituições esportivas e pessoas da comunidade amigas do esporte encaminharam, na tarde desta quinta-feira (9/4), a primeira doação de alimentos, roupas e materiais de limpeza para o Disque Solidariedade, da Fundação de Ação Social (FAS). Em quatro dias foram arrecadados 562 quilos de doações. 

A arrecadação foi feita na sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e encaminhada para a FAS. 

A Smelj começou a arrecadação na segunda-feira (6/4) para ajudar a FAS. Em menos de uma semana foram arrecadados 700 peças de roupas e calçados (cerca de 147 quilos), além de 347 quilos de alimentos e 68,6 quilos de materiais de limpeza, como detergente, água sanitária e sabão em pó. 

Participaram desta primeira doação 29 atletas, entidades esportivas e pessoas da comunidade amigas do esporte e lazer. 

"Neste momento, nós atletas ficamos felizes em poder doar e retribuir tudo o que o esporte nos deu na nossa carreira. Todos os amantes do esporte devem também entrar neste time solidário", disse Bárbara Domingues.

A atleta curitibana beneficiada pela Lei de Incentivo ao Esporte ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta da Ginástica Rítmica do Brasil em 2019. A premiação foi feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Bárbara ganhou a inédita medalha de prata para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, na prova da fita.  

Breno Garcia Santana, da natação; Julia Nakatani, patinação artística; Ana Clara e Gabriela Sovierzovski Ferla Martins, do taekwondo também levaram doações para o Disque Solidariedade nesta quinta-feira, assim como representantes da Associação Paranaense de Handebol, Associação Curitiba de Vôlei de Praia, Associação dos Excepcionais de Curitiba, e o técnico de parataekwondo Rodrigo Ferla Martins.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; o diretor de Incentivo ao Esporte, Thiago Soares; e servidores da Smelj também participaram da ação que encaminhou as doações para o Disque Solidariedade da FAS. 

A ação da Smelj vai continuar até o fim do combate à pandemia do novo coronavírus em Curitiba.

Voluntários 

A Smelj também está mobilizando os atletas incentivados da cidade a trabalharem como voluntários da Defesa Civil de Curitiba. Essa ação, assim como as doações para o Disque Solidariedade, serão consideradas contrapartidas sociais previstas no programa de Incentivo ao Esporte. 

Todos podem se tornar voluntários e ajudar a Defesa Civil de Curitiba na operação contra a covid-19. Basta acessar o formulário no site da Prefeitura e preencher o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário. Faça parte você também deste time solidário.