Casa Hoffmann promove curso gratuito sobre flashmob

A Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento tem programação intensa neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. O primeiro evento é um workshop sobre flashmob, entre os dias 10 a 15, com o bailarino e coreógrafo Cristian Duarte. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo email: dança@fcc.curitiba.org.br

O trabalho do workshop será feito a partir da música Dance With Me da banda Chilli (1978), e coroado nos dias 28 e 29 de abril, com uma apresentação dos participantes, na escultura do Cavalo Babão até a frente da Casa Hoffmann, às 19h e às 20h45.

Para isso é necessário, que além da disponibilidade nos horários do workshop, os participantes possam comparecer às apresentações.

Os encontros são destinados a bailarinos, performers e atores profissionais ou estudantes com alguma experiência de corpo. É para todos entre os 10 a 60 anos, que se sintam capazes e atraídos pela linguagem e universo do jazz dance. 

Conteúdo estudado

O flashmob foi criado para espaços públicos a partir da performance 1mm ofallthat, e toma o jazz dance como referência. A performance explora a plasticidade do passo grapevine em um passeio coletivo, que gradativamente intensifica sua presença e revela o universo estético desta linguagem.

Além do passo grapevine, que é ponto de partida e dramaturgia que sustenta o flashmob, serão estudados o chilli, coreografia curta que estabelece o clímax e o final da apresentação, figurinos e maquiagens.

Biografia

Cristian Duarte é bailarino e coreógrafo que vive e trabalha em São Paulo. Dançou no Estúdio e Cia Nova Dança entre 1994 e 2000 antes de seguir para o departamento de coreografia da P.A.R.T.S., escola dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker em Bruxelas, onde se graduou em 2002.

Sua prática artística tem sido marcada pela criação de contextos para experimentação e formação em dança como a residência artística Lote, que além de estimular práticas de trabalho compartilhado, tem sido cosmo fundamental da sua ação coreográfica desde 2011. Sua produção tem sido reconhecida pelos principais prêmios de dança no Brasil e apresentada internacionalmente.