Casas da Leitura abrem programação especial de novembro

As 17 Casas da Leitura da Fundação Cultural prepararam para novembro, mês dedicado à celebração da Consciência Negra, mais de 50 atividades sobre promoção da pessoa negra por meio da literatura. A programação será aberta nesta sexta-feira (1º/11) e, até o final do mês, vai abranger a oferta de livros e textos em varais e expositores temáticos, mostra fotográfica, exibição de filmes, debates, rodas de leitura e contação de histórias. A entrada é franca.

“A ideia é não só dar visibilidade às escritoras e aos escritores mas destacar os personagens negros – mulheres, homens e crianças – que possam inspirar e promover a identificação com os leitores. Teremos atividades para a família toda em dias e horários variados”, explica a coordenadora do programa municipal de incentivo à leitura Curitiba Lê, Mariane Filipak Torres. Cada Casa da Leitura terá programação própria.

Um dos destaques da agenda será o lançamento local da coletânea de poemas Clíris, de Carolina Maria de Jesus, no dia 9 de novembro. Para falar sobre a obra e sua autora, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, estará em Curitiba a pesquisadora Raffaella Fernandez.

Na ocasião também serão exibidos dois curtas-metragens sobre Carolina e seguidos de debate com a especialista. O evento é uma parceria da Fundação Cultural com a Uninter e acontecerá na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural, a partir das 16h.