Com economia de R$ 1,6 milhão por mês, cidade tem novos contratos de limpeza

Devem começar em até 90 dias os trabalhos pelos novos contratos de Limpeza Pública, Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos da cidade. As ordens de serviço para dois lotes dos contratos, firmados com a empresa Cavo, foram assinadas nesta quarta-feira (27/2) pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

“Esse ato marca a assinatura de um contrato que é mais econômico em relação ao que pagava meu antecessor e o que pagávamos no contrato emergencial, sem prejuízo dos mais de 1,6 mil empregos de garis”, disse o prefeito, ao lado do coletor domiciliar Paulo Sergio Alves e da varredora Denise Aparecida Kapp.

O valor mensal de R$ 15.121.534,24 representa economia de R$ 1,6 milhão ao município, em relação aos contratos emergenciais. Já na comparação com os valores praticados na gestão anterior, a redução é de mais de R$ 2,3 milhões.

Greca destacou a qualidade da gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no processo licitatório. “Foram feitos ajustes que garantem os serviços e uma cidade mais limpa, com economia. Valor que será revertido em serviços em favor da população”, completou.

Economia

“Buscamos equacionar os serviços essenciais à população de Curitiba a um modelo mais eficiente para poder conseguir essa economia”, explicou a secretária do Meio Ambiente. Segundo ela, a redução é resultado de cálculos e estudos técnicos feitos pelas equipes da secretaria.

Entre as medidas, ressalta Marilza, foram melhor equacionados os roteiros dos serviços de varrição para que seja possível aumentar a quilometragem diária. Assim consegue-se a redução da mão de obra e, consequentemente, dos custos. Da mesma forma, a exigência de caminhões com menos tempo de uso, mas não novos, diminui gastos com manutenção e consumo de combustível e não representa acréscimo nos custos da planilha.

Marilza reforçou também a questão da concorrência como fator essencial para a economia. Foram 11 empresas interessadas com 14 propostas apresentadas para a licitação.

Serviços

Os novos contratos terão vigência de 60 meses (cinco anos). As ordens de serviço assinadas agora são para os lotes um e três.

Pelo lote um estão contemplados serviços de coleta e o transporte de resíduos sólidos domiciliares e de varrição, coleta seletiva e transporte de resíduos sólidos recicláveis, varrição manual e mecanizada, raspagem de cartazes e lavagem de calçadões. Além da limpeza especial (que envolve roçada) e a manutenção e monitoramento do aterro sanitário de Curitiba.

Já o terceiro engloba a coleta indireta de resíduos sólidos domiciliares e a coleta, transporte e destinação para tratamento de resíduos tóxicos domiciliares, que acontece com calendário predefinido nos terminais de ônibus da cidade.

Com a assinatura dos documentos, o prazo é de até 90 dias para implantação, início dos serviços e atendimento de todas as exigências contratuais que incluem a renovação da frota de caminhões e equipamentos utilizados na execução dos serviços.

Feiras e rios

O segundo lote, que corresponde aos serviços de limpeza de feiras livres e rios da cidade teve a sua fase de preços já finalizada, o que confirma a economia do contrato. A previsão para a assinatura dessa ordem de serviço é de cerca de 20 dias.

Presenças

Participaram da solenidade, a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso; o superintendente regional de Operações da Cavo, Fernando Ordine Skrobot; o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edélcio Marques dos Reis; o diretor de Limpeza Pública da secretaria, Júlio César Rodas; e servidores do Departamento de Limpeza Pública.