Com incentivo da Prefeitura, atleta de 14 anos se destaca no ciclismo

O gosto pela bicicleta começou cedo. Quando tinha 5 anos de idade, Jennifer Antunes deu as primeiras pedaladas para ir até a escola onde estudava. Com a mãe, Celina Oliveira Carneiro, 54 anos, a menina saía de bicicleta do Alto da XV, onde morava, até a Escola Municipal Dom Manoel da Silveira D´elboux, no Hugo Lange.

Com o incentivo e apoio constante da mãe, Jennifer pedalou cada vez mais longe e hoje, aos 14 anos, é um dos destaques da Equipe de Desempenho do Ciclismo da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Nesta semana, nos dias 1º e 2 de setembro, ela vai competir em Londrina (Norte do Paraná) na terceira etapa do Campeonato Paranaense de Ciclismo.

Serão duas provas: Contrarrelógio, de 6 quilômetros, no sábado (1/9), e Estrada, de 20 quilômetros, no domingo (2/9). Esta viagem e todas as outras que Jennifer já fez só foram possíveis graças à Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, que mantém a Equipe de Desempenho do Ciclismo da Smelj e banca o transporte, hospedagem e alimentação dos atletas.

Com Jennifer, irão mais quatro atletas representando Curitiba. A adolescente já participou de competições na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, e em Londrina, Maringá, Apucarana, Joinville, Antonina e Morretes, no Paraná.

Escola pública

As pedaladas “profissionais” de Jennifer tiveram início na escola pública de ciclismo que a Prefeitura mantém no Velódromo do Jardim Botânico. Quando tinha 12 anos, Celina levou Jennifer para treinar no velódromo. Os bons resultados não demoraram a aparecer.

A última conquista foi a Copa Curitiba de Ciclismo, no dia 19 de agosto. No ano passado, Jennifer ficou em 3º lugar nos Jogos da Juventude do Paraná. A atleta afirma que sem o apoio do município não teria como ir tão longe no esporte. “Sem a Prefeitura eu não conseguiria treinar e nem participar de competições. Sou atleta graças ao incentivo do município”, afirmou Jennifer.

Celina reforça que o apoio do município faz toda a diferença. “O trabalho da Prefeitura no incentivo ao esporte é maravilhoso. Se não fosse esse apoio minha filha não poderia viajar e competir longe de Curitiba. Nós amamos o ciclismo. Ela começou a pedalar como hobby e hoje é uma atleta” disse.

No mesmo velódromo onde Jennifer e os atletas de alto desempenho treinam, a Prefeitura oferece aulas de iniciação ao ciclismo. Crianças de 6 a 11 anos podem dar as primeiras pedaladas e conhecer o esporte. Mesmo quem não tem bicicleta consegue participar, pois a Prefeitura empresta os equipamentos.

Todas as aulas são gratuitas e feitas às terças e quartas-feiras, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Atualmente, dez crianças participam das atividades gratuitas de ciclismo no velódromo.

Bons resultados, boas notas

O esporte não trouxe apenas medalhas para Jennifer Antunes. O desempenho na sala de aula também melhorou. O boletim escolar, exibido com orgulho pela mãe, é marcado por notas 9, 9,5 e 10.

“O esporte e o estudo se agregam, nada atrapalha. O esporte ajuda, dá mais foco e concentração”, disse Celina. Jennifer também joga xadrez e nos dias 14, 15 e 16 de setembro vai disputar os Jogos da Primavera em Ponta Grossa.

“Curitiba é uma cidade maravilhosa para o esporte. O município oferece várias opções gratuitas para quem quer começar a prática esportiva”, destacou Celina.

Equipe

Equipe de Desempenho do Ciclismo da Smelj é dividida em três categorias: infanto-juvenil, juvenil e júnior. Os atletas são Luan Carlos Rodrigues Silva, de 15 anos, Otavio Gonzelli, 16, Luiza Euzébio Souza, 16, Fernanda Aparecido Nardino, 17, e a Jennifer Antunes, 14. A técnica é Fabiana Ribeiro de Assis, professora da Smelj. 

Lei de Incentivo

Assim como a Equipe de Desempenho do Ciclismo, a Prefeitura apoia outros 425 projetos pela Lei de Incentivo ao Esporte. São beneficiados cerca de oito mil atletas, paratletas e técnicos de 48 modalidades esportivas.