Coral de estudantes homenageia diversidade cultural em Curitiba

A apresentação “Canta Planeta Terra: todo território é uma canção” reuniu 35 vozes de estudantes da rede municipal de ensino para homenagear diferentes culturas de cada país, além de incluir no repertório canções natalinas.

As músicas incluíram composições do Brasil, Portugal, Nova Zelândia, Moçambique, Caribe, França e Estados Unidos da América.

Depois de muito ensaio na escola, a apresentação oficial do novo coral foi realizada nesta terça-feira (07/12), no auditório da Secretaria Municipal da Educação.

“Adoro cantar”, contou o estudante Felipe Santos, um dos integrantes do coral.

A colega Sophia Camillo estuda há cinco anos na escola e contou que agora o coral é uma das suas atividades preferidas. “Muito divertido”, disse Sophia.

O coral, ação da Coordenadoria de Projetos, é constituído por 35 estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professor Omar Sabbag (Cajuru) e regido pelos professores Lilian Dalcol e Pedro Brauza.

O grupo, formado este ano, busca ampliar a diversidade cultural de estudantes e da comunidade, com canções tradicionais de várias nacionalidades com letras e arranjos musicais diversificados.

“O encantamento da música nos permite passear por várias culturas”, observou a secretária Municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila.

A coordenadora de Projetos da Educação, Andréa Barletta, explicou que a prática do canto coral, além de contribuir para a musicalização dos estudantes e proporcionar o trabalho em grupo, alia atividades de composição, criatividade e socialização de forma lúdica.

“A apresentação da cantata na sede da Educação, além de proporcionar um momento cultural diferenciado, valoriza todo o trabalho e empenho dos estudantes e dos professores”, destacou Barletta.

Presenças

Também prestigiaram a apresentação a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a gerente de Projetos Educacionais, Josiane Satto; a chefe do Núcleo Regional do Cajuru, Marta Regina Cambrussi de Lima; a diretora Roseli Percegona, além de servidores da Educação.