Coros de todo o mundo dão as boas-vindas à Semana de Canto Coral de Curitiba

Com a participação de 51 coros, começou neste domingo (11/7), nas redes sociais, a 6ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. É a segunda edição virtual do evento, que, até o próximo sábado (18/7), vai reunir 31 coros brasileiros e 20 do exterior formados por adultos, jovens e crianças.

Para acompanhar as apresentações dos 58 vídeos que serão exibidos até lá, basta se conectar em um dos links indicados abaixo. O acesso é grátis.

O prefeito Rafael Greca deu as boas-vindas aos participantes. “A música revoga os pesadelos da vida e dá esperança, que é um empréstimo da felicidade. Logo estaremos nos reunindo nas salas de concertos da cidade, então livre do vírus, para cantar”, disse Greca.

A regente do coro da Camerata Antiqua de Curitiba (CAC), Mara Campos, completou: “Que essa semana seja um grande abraço, musical e fraterno.”

Quem perdeu o concerto de abertura, pode conferir neste link.

Primeiras apresentações

Além da do coro da Camerata, apresentaram-se na noite de abertura os grupos musicais We Are Shofar (do Quênia, na África), Coro Osesp (da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Slovenian Philarmonic Choir (da Eslovênia, no leste europeu), Gondwana Indigenous Choir (da Austrália), Intercollegiate Male Choir Voces Veritas (do Japão), Virtual Choir (dos Estados Unidos) e Vocal Brasileirão (do Conservatório de MPB da Fundação Cultural de Curitiba), que teve como convidado o cantor e compositor brasileiro Ivan Lins. É dele a canção “Antes que seja tarde”, que o grupo escolheu para inaugurar sua participação no evento.

O vídeo de abertura durou pouco menos de uma hora e incluiu performances antigas e mais atuais, além de mensagens de diretores dos coros.

Vários corais destacaram a nova rotina de trabalho imposta pela covid-19 e homenagearam as vítimas e suas famílias. Só a grande família dos coralistas soma 178 mortes, como a da maestrina japonesa residente em São Paulo Naomi Munakata.

As apresentações revelaram o empenho dos grupos em oferecer atrações arrebatadoras e criativas, com o auxílio de recursos cênicos, mesmo com o distanciamento exigido pelas atuais normas sanitárias para controle do novo coronavírus. Já o coro esloveno chamou a atenção para o momento vivido em todo o mundo ao mostrar imagens do grupo cantando sobre um palco mas com distanciamento e de máscara.

Horários das atrações

Durante a semana, a programação da Semana de Canto Coral 2021 poderá ser vista às 12h, 19h e 19h30. Além de apresentações dos 58 vídeos dos grupos participantes, o público também poderá acompanhar rodas de conversa com cantores e regentes do Brasil e do exterior.

A Semana de Canto Coral é uma promoção anual da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Prefeitura de Curitiba que homenageia o compositor curitibano Henrique Morozowicz (1934-2008), também conhecido como Henrique de Curitiba. Até a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecia na sala de concertos Capela Santa Maria, considerada a casa da Camerata Antiqua de Curitiba.

Serviço: 6ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba

Quando: até sábado (18/7)
Horário das atividades: às 12h, 19h e 19h30
Onde assistir:
YouTube Icac: https://www.youtube.com/channel/UCaJduHAim7R7bGOqaAZi8gA
YouTube FCC: https://www.youtube.com/user/fcccuritiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *