Corpo de Bombeiros completa 106 anos com entrega de condecorações

O Corpo de Bombeiros do Paraná completou, nesta quarta-feira (3/10), 106 anos de existência. Para marcar a data, o comando da corporação em Curitiba fez uma solenidade festiva no quartel central em homenagem aos integrantes da corporação que foram mortos em combate e com entrega da medalha Carlos Cavalcanti de Albuquerque a autoridades.

“Eu estou recebendo com grande alegria a condecoração Carlos Cavalcanti. Curitiba e o Paraná têm grande orgulho desta corporação criada para a preservação da vida e da segurança. Viva o Corpo de Bombeiros do Paraná”, disse o prefeito Rafael Greca, um dos homenageados. O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, também recebeu a condecoração.

O prefeito recebeu a honraria do comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Fábio Mariano de Oliveira. A medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque é a maior distinção do Corpo de Bombeiros. Ela foi instituída pela Portaria n° 1099 de 29 de setembro de 2006 e destina-se a recompensar militares e civis pela contribuição e pelo auxílio dispensado ao Corpo de Bombeiros.

Também foram condecorados com a Medalha Policial Militar de Ouro, militares estaduais que completaram 30 anos de serviços à corporação e à sociedade.

Participaram do evento as seguintes autoridades: o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega; o secretário de Estado de Segurança Pública, Júlio César dos Reis; o delegado geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Taro Oyama; o diretor-presidente do BRDE, Orlando Pessuti; o presidente da Assofepar, coronel Izaías de Faria; o presidente da Congregação das Assembleias de Deus do Paraná, pastor Perci Fontoura; o coronel Wilson Santos; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; a comandante-geral da PM-PR, Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o subcomandante geral da PM, Arildo Luís Dias; o chefe do Estado Maior da PM-PR, Antônio Zanatta Neto; os coronéis Reginaldo Silva de Oliveira e Everon César Puchetti Ferreira; o comandante geral da 6ª CRPM, coronel Valterlei Mattos de Souza; o chefe do Estado Maior do CCB, coronel Edmilson de Barros; o comandante da 4ª CRPM, Valdir Tedeschi; o corregedor-geral da PM, Ênio Soares dos Santos; e o coronel do Exército, Hipólito Pereira de Melo Jr.