Crianças e adultos com deficiência têm dia de brincadeiras e inclusão
Brinquedos, dança, apresentações de circo e interação marcam esta terça-feira (30/4) para cerca de 500 crianças, adolescentes e adultos com deficiência em mais uma edição do programa Brincando com a Linha do Lazer, promovido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). As atividades desta terça são no ginásio do campus Schaffer da UTP, no Pilarzinho.
Todos os estudantes são atendidos nas escolas especiais municipais de Curitiba, conveniadas com a Prefeitura, e em escolas estaduais. A ação é feita em conjunto com a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O circo é o tema desta edição do Brincando com a Linha do Lazer. As crianças acompanharam apresentações de malabarismo, bolinhas e argolas, equilíbrio sobre rolo e mágica. Além disso, puderam pular em brinquedos infláveis, camas elásticas e piscina de bolinhas.
As amigas Emily Vitória, de 10 anos, e Bianca Nogueira, 9, da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, do Capão Raso, gostaram das brincadeiras da manhã desta terça-feira (30/4). “Gostei de brincar na cama elástica. Foi bem legal”, disse Emily, que pela primeira vez participou das atividades do Brincando com a Linha do Lazer.
“Foi divertido, gostei de brincar com a minha amiga”, completou Bianca. Segundo a professora da Smelj Márcia Walter, do Departamento de Lazer e especializada nas atividades com crianças com deficiência, o programa existe há dez anos. “Este é um momento de inclusão para as crianças. Tudo é planejado para elas terem atividades estimulantes. Essa interatividade entre as escolas também é muito boa para as crianças”, destacou a professora.
Os brinquedos inclusivos da Smelj, com gangorra, tirolesa, balança e skate adaptado também fizeram sucesso entre as crianças e adolescentes. Estudantes de Educação Física da UTP e do Centro Universitário UniDomBosco ajudaram as crianças nas atividades de recreação.
A Escola de Educação Especial Nilza Tartuce levou 20 crianças de 8 a 12 anos para participar das brincadeiras pela manhã. “Aqui é muito bom para a interação das crianças. Essa saída da escola, conhecer outras pessoas e vivenciar tudo isso é muito positivo. Isso é inclusão”, explicou o professor de Educação Física Bruno Pizzolatto, da Escola Nilza Tartuce.
No dia 30 de outubro será feita a segunda edição do ano do Brincando com a Linha do Lazer de 2019. Será no ginásio da PUCPR, pela manhã e à tarde.