Curitiba busca sistema de transporte inovador e de qualidade

Curitiba quer voltar a ser referência em sistema de transporte coletivo. O prefeito Rafael Greca disse, nesta terça-feira (29/10), no Fórum Sistema de Transporte Coletivo, que a intenção é inovar e modernizar cada vez mais a rede.

O prefeito citou como exemplo deste trabalho a implantação da nova linha do Inter 2 e da bilhetagem eletrônica, a diversificação de locais de recargas do cartão-transporte, as reformas nos terminais, a tarifa reduzida fora de horários de pico e a entrega de novos ônibus. Serão 300 novos ônibus até o fim desse ano e mais 150 no próximo.

“Curitiba voltou a inovar na área de transporte e o fórum é uma oportunidade para pensarmos como retomar a qualidade do sistema de transporte coletivo" , disse Greca. "Uma das questões é como o ônibus vai se manter competitivo para enfrentar a concorrência com a economia disruptiva dos aplicativos de transporte", acrescentou.

O Fórum Sistema de Transporte Coletivo é promovido pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e reúne cerca de 150 pessoas.

“Precisamos reestruturar e planejar o transporte coletivo em conjunto para que Curitiba volte a ser referência e exemplo para o Brasil e o mundo”, disse Mauricio Gulin, presidente do Setransp.

Foi em Curitiba que surgiu a ideia dos corredores de ônibus há mais de 40 anos, com a implantação dos eixos Norte e Sul, que receberam canaletas exclusivas. O modelo de transporte público serviu de exemplo para mais de 80 países e foi copiado por cidades como Bogotá e Medelín, na Colômbia.

Depois de anos sem a devida atenção, o sistema de transporte de Curitiba vem recebendo investimentos e projetos inovadores. “Estamos recuperando e trazendo a modernidade”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Linha Inter 2

A capital deverá ser a primeira cidade do mundo a contar com um sistema de BRT (Bus Rapid Transit) operando em uma linha circular, a nova linha Inter 2. O projeto contará com R$ 534 milhões em investimentos, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões.

Outra novidade é a implantação da tarifa reduzida fora dos horários de pico, que está sendo testada em seis linhas de ônibus e deve ganhar mais opções em breve.

Greca destacou que é preciso adaptar o sistema de transporte à modernidade, com múltiplas opções de mobilidade urbanas, com o uso de aplicativos e facilidades para o passageiro.

A recarga de crédito no cartão-transporte, que passou a ser realizada nos terminais Pinheirinho e Santa Cândida, deve ser ampliada para todos os 22 terminais da cidade. A linha Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão, por sua vez, será expandida até o Pinheirinho.

"Estamos também modernizando os terminais, implantando sistemas de eficiência energética, fizemos a integração metropolitana e estamos subsidiando o sistema. São R$ 90 milhões, dos quais R$ 50 milhões da Prefeitura e R$ 40 milhões do governo estadual", concluiu Greca.

Participaram do evento o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NUT), Otavio Cunha, o diretor executivo da Setransp, Luiz Alberto Lenz Cezar, empresários e integrantes do sindicato.