Curitiba celebra queda nas mortes por doenças cardíacas na abertura do congresso

Curitiba recebe até este sábado (10/8), na ExpoUnimed, o 46º Congresso Paranaense de Cardiologia e o International Cardiology Meeting, que reúnem especialistas de 21 países para discutir a redução da mortalidade cardíaca prematura. Na noite desta quinta-feira (8/8), o prefeito Rafael Greca, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participaram da abertura do evento, no Teatro Positivo.

“Meu coração de prefeito explode de alegria pela realização deste congresso˜, afirmou Greca, um dos homenageados da noite, pela iniciativa do programa Escute o Seu Coração da Prefeitura, realizado em parceria com a Sociedade Paranaense de Cardiologia.

“Com o programa Escute o Seu Coração, já reduzimos 7,1% de mortes prematuras por doenças cardíacas”, disse o prefeito.

De acordo com Greca, o programa de Curitiba pode inspirar outros municípios do país. “Curitiba tem indicadores como os países mais saudáveis do mundo, como Áustria e Suíça. Queremos oferecer a experiência de Curitiba ao Brasil todo”, afirmou o prefeito.

O ministro Mandetta parabenizou Curitiba pelas parcerias e iniciativas realizadas, abordou os projetos da área da saúde do governo federal, que priorizam a atenção primária, e deu boas-vindas aos participantes do congresso, vindos de todo o país e do exterior.

“Queremos aprender e, com humildade, também mostrarmos o que o nosso SUS tem”, disse o ministro, dirigindo-se aos participantes de outros países.

A cerimônia de abertura também contou com a presença do presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vicente Vitola; o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Antonio Queiroga Lopes; e o presidente do 46º Congresso Paranaense de Cardiologia, Rodrigo Cerci. A Camerata Antiqua de Curitiba fez uma apresentação.

Entre os palestrantes confirmados para o congresso estão nomes de peso, como Andrew Einstein, dos Estados Unidos, sobrinho de Albert Einstein, Diana Paez, da Áustria, e o canadense Rob Beanlands, atual presidente da Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear (ASNC)

Homenagens e presenças

O médico paranaense Tirone David também foi homenageado na cerimônia. Formado pela Universidade Federal do Paraná e radicado no Canadá, ele é médico da família real britânica e reconhecido internacionalmente pelas técnicas cirúrgicas desenvolvidas.

Participaram da abertura do congresso, o assessor da Casa Civil do governo federal, Abelardo Lupion; o deputado federal  Luciano Ducci; o vereador Bruno Pessuti; o cônsul da argentina Pedro Ezequiel Marotta; o cônsul adjunto da Argentina em Curitiba, Sebastián Gonzalo Bertuzzi; e a presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Ana Cristina de Castro.