Curitiba faz parte de iniciativa global sobre questões climáticas

Curitiba agora é parte de uma importante iniciativa mundial para o desenvolvimento sustentável de mobilidade urbana, a Mobilise Your City. O programa foi implementado pelas agências de desenvolvimento da França e da Alemanha, entre outros parceiros, e conta com apoio da União Europeia para contribuir na criação de soluções para a mobilidade urbana em países em desenvolvimento.

Na América Latina, além de Curitiba, somente Recife e Gran Santo Domingo, na República Dominicana, fazem parte da iniciativa. O prefeito Rafael Greca celebrou a certificação da capital paranaense como integrante da rede. “O objetivo é que as cidades e governos nacionais que fazem parte deste quadro reduzam as emissões de gases poluentes do transporte urbano em 50% até o ano de 2050”, explica.

As cidades envolvidas terão acesso à metodologia e consultoria de organismos internacionais. “A aceitação possibilita a troca de experiências e capacitação técnica dos profissionais envolvidos”, complementa Greca. Outra possibilidade, afirma, é a abertura de linhas de financiamento de grandes instituições europeias para ajudar Curitiba a atingir as ambiciosas metas do programa.

O assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, lembra que a participação no programa mostra a responsabilidade da cidade com o planeta. “A participação mo Mobilise Your City reforça a identidade sustentável e inovadora de Curitiba”, destaca.

Ao todo 16 cidades e nove países em todo o mundo fazem parte do programa. Dentre as instituições está a Habitat – Nações Unidas, que premiou o prefeito Rafael Greca em 1996 com o Prêmio Mundial do Habitat pela atuação na Prefeitura de Curitiba. Fazem parte também a Comissão Europeia; a Facilitadora Global Francesa de Meio Ambiente; o Ministério Francês da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia; o Ministério Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear; a Agência Francesa de Meio Ambiente e Matrizes Energéticas; o Centro de Estudos e Expertise dos Riscos, Meio Ambiente, Mobilidade e Gestão; e a Cooperação para mobilidade urbana no mundo em desenvolvimento.

Outras informações na página do programa Mobilise Your City.