Curitiba ganha araucárias de novas espécies

O Jardim Botânico foi o palco da celebração do Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21/9), com a inauguração da coleção Araucárias do Mundo e a assinatura dos termos de criação de quatro novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Município (RPPNMs) pelo prefeito Rafael Greca.

“Curitiba deve amar as RPPNMs”, disse o prefeito. Ao assinar cada um dos termos e entregar os certificados aos proprietários das áreas, Greca ressaltou a necessidade da sua preservação para os que ainda vão nascer e disse que o velho Ludovico Geronasso, avô de um dos proprietários das novas reservas, possuía a sabedoria dos antigos para o cuidado com os bosques. “Ele, meu avô e todos os italianos que fundaram a maioria das chácaras que compõem os 99 bosques da cidade, que nos dão os 63 metros quadrados de área verde por habitante, sabiam que era preciso manter as árvores e proteger as encostas”, completou.

As novas reservas ficam no Barreirinha (duas propriedades), no Abranches e em Santa Felicidade. A cidade agora conta com 21 reservas estabelecidas, somando 260 mil metros quadrados de área verde preservada. As Unidades de Conservação privadas têm o objetivo de conservar a diversidade biológica e Curitiba foi pioneira ao incluir sua criação na legislação municipal.

A solenidade contou com uma fala de Anselmo Geronasso, filho de João Amauri Geronasso, neto de Ludovico. Anselmo lembrou toda a história da propriedade da família e, em nome dos demais proprietários, nomeou padrinhos das áreas: os vereadores Sabino Picolo, Sérgio Balaguer (Serginho do Posto), Bruno Pessuti e Mauro Ignácio.

Anselmo fez uma menção especial ao prefeito Rafael Greca e um agradecimento ao apoio da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias. Ele chamou a presidente da Associação dos Produtores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana, Terezinha Vareschi, para entregar uma carta com as preocupações dos membros em relação à preservação ambiental.

Além de João Amauri, que disse estar emocionado por ver “a flor da semente plantada pelo seu avô tornando-se realidade”, Sergio Carlos Mathozo da Silva, Thomaz Ghunter Ju e Roberto Sary Moreira são os proprietários das novas RPPNMs.

Araucárias

Um dia depois do plantio de 324 novas araucárias angustifolias na Linha Verde e Vale do Pinhão, Curitiba ganhou um “museu natural e a céu aberto”, nas palavras do prefeito Greca, “para que todos lembrem que a árvore-símbolo da cidade é contemporânea da criação do mundo.”

A nova coleção Araucárias do Mundo, do Jardim Botânico, foi plantada nesta manhã e tem 17 exemplares de seis das 18 espécies da planta presentes no mundo – Araucaria heterophylla, Araucaria columnaris, Araucaria bidwillii, Araucaria araucana, Araucaria cunninghamii e a mais conhecida por aqui, a Araucaria angustifolia.

Araucárias do Mundo será a sétima coleção vegetal do Jardim Botânico. Os visitantes já têm acesso à Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional, Arbustos dos Campos do Paraná, Exóticas e Ameaçadas de Extinção.

O novo grupo de plantas é resultado do trabalho da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico.

Presenças

Participaram da solenidade, a administradora da Regional Matriz, Guacira Civolani, a vereadora Katia Dittrich, os vereadores Thiago Ferro e Geovane Fernandes, e o professor da Universidade Federal do Paraná Flávio Zanette.

As famílias dos proprietários das novas RPPNMs e os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Vila Macedo, em atividade pelo programa Linhas do Conhecimento, também estiveram presentes.