Curitiba pode se tornar referência no fortalecimento da Igualdade Racial

Existe um ditado que diz que tudo que dá certo em Curitiba se torna modelo de sucesso no Brasil. Desta vez a capital paranaense pode se tornar referência no desenvolvimento de políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial. Uma das pioneiras cidades a se cadastrar no sistema Sinapir, Curitiba sediará na próxima semana um curso de formação destino a servidores públicos sobre a questão da Igualdade Racial que será realizado na Casa da Mulher Brasileira.

 

O município conta ainda com um assessor especial de Políticas de Igualdade Racial, Adegmar Silva, Candiero, nome referência no combate ao racismo no estado. Ele esteve em Brasília, nesta quinta-feira (14/3), com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, com intuito de gerar a possibilidade de um termo de cooperação com o município.

 

Sandra Terena é curitibana e recebeu Candiero em sua Secretaria nesta sexta-feira (15) e falou sobre a importância da capital paranaense na luta pela Igualdade. "O objetivo deste governo é estar perto das comunidades tradicionais e para isso precisamos desenvolver políticas públicas de forma transversal com os municípios", disse Sandra. "A visita do Candiero representa o início de uma grande parceria institucional com o município de Curitiba, que já é um exemplo nacional por sediar Kakané Porã, primeira aldeia indígena urbana do sul do Brasil."

 

Candiero apresentou as ações da Prefeitura de Curitiba em prol da igualdade de direitos e preservação da cultura negra, combate à intolerância religiosa, visibilidade da arte e protagonismo de mulheres e homens afro-curitibanos na história da cidade.

“O maior avanço da cidade foi à adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, assinada em novembro de 2018 pelo prefeito Rafael Greca”, afirmou Candiero. O assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba chegou Brasília na última quarta-feira (13/3) e também sinalizou a busca de recurso federal para a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares.

 

“Queremos levar um centro de referência da arte e da cultura afro, tornando a praça um atrativo turístico, cultural e educativo, um local para a preservação da história e expressão povo africano e afro-brasileiro em Curitiba”, disse Candiero. Segundo ele, no encontro com Sandra Terena, também foram discutidas as possibilidades e os desafios da implementação do Estatuto da Igualdade Racial.