Curitiba S.A atua na retomada econômica pós-covid

Foi com a assessoria da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A), empresa responsável pela regularização de áreas na CIC, que a alemã Horsch concretizou os planos de montar a sua nova fábrica na região. Com os planos de expansão e de criação de 300 empregos diretos na capital, a indústria é a primeira a anunciar grandes investimentos neste período do pós-pandemia.

De acordo com o presidente da Companhia, Walter Bruno Cunha da Rocha, o trabalho de assessorar as empresas e garantir a segurança jurídica das suas operações são prioridades da gestão e tiveram reforço em 2021, em função da pandemia.

“O objetivo é legitimar e garantir o uso da propriedade, priorizando o bem-estar social e corrigindo distorções urbanas”, explica Rocha “Assim, evitamos ocupações irregulares e os seus efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobre a cidade e os cidadãos.”

Uma das principais consequências dos esforços, aponta Rocha, é a garantia de que essas empresas continuem na capital paranaense, gerando empregos e arrecadação de impostos para o município poder reverter em melhorias. “É um benefício inegável, em especial neste período em que estamos enfrentando a pandemia da covid-19”, justifica.

A Horsch, que hoje ocupa um terreno alugado no Campo de Santana, vai para uma área própria na CIC, com investimento de cerca de R$ 200 milhões. A unidade, prevista para iniciar operações em 2022, vai fortalecer a presença no Brasil e ser a base de fornecimento para a região da América do Sul.

“Decidimos permanecer em Curitiba e investir na fábrica porque aqui encontramos um ambiente de negócios para a indústria sem igual no Brasil, mão de obra qualificada e ótimos fornecedores”, explica o CEO da fabricante de máquinas agrícolas, Rodrigo Dück.

Regularizações e assessoria

Assim como a indústria alemã, foram beneficiadas, apenas neste ano, empresas como a Pepsico, Organnact – Sheep Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, Yellow Mac, Essex Participações e Empreendimentos, Serquip Tratamento de Resíduos Ltda, Estokes Agrocomercial Ltda, PSN Atual JPS Emprendimentos Ltda, entre outras.

A empresa de comércio de peças para tratores Yellow Mac  existe há 31 anos e há cerca de 20 buscava a transferência da matrícula para sua área de mais de 9 mil metros quadrados, que conseguiu em 2021.

“Nunca pensamos em sair da CIC e tivemos total atenção da Curitiba S.A em todo o nosso processo”, reforça um dos sócios-proprietários Paulo Sambulski.

Meta cumprida

A Curitiba S.A fecha 2021 cumprindo a meta anual de 1.013.539,24 metros quadrados regularizados. Entre regularizações já efetivadas e em finalização, a companhia tramitou 79 lotes, sendo eles 58 de empresas, 20 ruas e 11 da própria Curitiba S.A.

“A fim de promover o direito social das empresas, o melhor aproveitamento do ativo imobiliário e o fortalecimento do patrimônio empresarial, a Curitiba S.A analisa cada imóvel como único, aplicando a metodologia mais adequada e levando em consideração a importância histórica e patrimonial”, detalha o presidente da companhia.

A Curitiba S.A inovou em 2021 disponibilizando por meio eletrônico a tramitação dos processos de anuência de hipoteca ou financiamento e de transferência de titularidade de imóveis da CIC. Os dois procedimentos visam o acompanhamento dos imóveis desapropriados e comercializados pela companhia na CIC e o cumprimento das condições ajustadas quando das aquisições dos terrenos.

Em 2021 a Companhia atendeu 1.181 empresas na obtenção de alvarás e alterações cadastrais, sempre focando no fortalecimento da base empresarial do Município com rapidez e menos burocracia. Foram mais de 130 mil metros quadrados de áreas transferidas e 189 mil metros quadrados em novas áreas escrituradas, além de executar 152 avaliações.

Apoio à pesquisa em saúde

A atuação da Curitiba S.A contra os efeitos da covid-19 vai além da econômica. A empresa disponibiliza imóvel de sua propriedade à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), junto ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), onde laboratórios de análises e pesquisas atendem à demanda pelos testes moleculares. Com a estrutura, a unidade é referência no diagnóstico molecular para a Região Sul.

Apoio à comunidade

Os terrenos de propriedade da Curitiba S.A também atendem entidades sociais que abrigam diversas atividades. Os contratos vigentes e renovados neste ano somam mais de 64 mil metros quadrados em áreas destinadas a centros de apoio profissional, escolas, creches, centros pedagógicos, igrejas entre outros.

A Curitiba S.A licitou também em 2021 mais de 2 mil metros quadrados referentes à Chácara Augusta e Vila Harmonia, cumprindo o seu papel de Interesse Social, regularizando áreas ocupadas de comércio, além de auxiliar o município no dimensionamento da arrecadação de impostos e na contribuição para a implementação do plano diretor da CIC.

Apoio a ações do município

Ainda neste ano, áreas que abrigam equipamentos municipais como o Parque dos Tropeiros e a Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo, foram regularizadas pela companhia. “Além de espaço cultural, de preservação ambiental e o parque também abriga a recém-inaugurada Universidade Livre do Professor, espaço de capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, um equipamento de grande importância para o município”, destaca Rocha.

A Curitiba S.A destina, ainda, imóveis de sua propriedade para a implantação de equipamentos públicos. Cerca de 847 mil metros quadrados são destinados ao Município de Curitiba para abrigar 19 parques, praças e áreas de lazer, como o Parque Tanguá, Parque Barigui, Parque dos Tropeiros e o Bosque da Vila Verde; três unidades de saúde (entre elas a UPA da CIC); cinco escolas municipais, três Armazéns da Família, entre outros. Quase 140 mil metros quadrados são destinados à preservação ambiental.

Destaques

  • Regularização de 79 lotes, sendo eles 58 de empresas, 20 ruas e 11 da própria Curitiba S.A, totalizando até dezembro 1.013.539,24 metros quadrados
  • Assessoria empresarial a mais de 1,1 mil empresas na obtenção de alvarás e alterações cadastrais
  • Parceria com a Fiocruz, Tecpar e IBMP no enfrentamento à covid-19
  • Parceria com entidades sociais. Os contratos vigentes e renovados neste ano somam mais de 64 mil metros quadrados em áreas destinadas a centros de apoio profissional, escolas, creches, centros pedagógicos, igrejas entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *