Eleição para o Conselho Municipal da Pessoa Idosa será na quarta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) fará na próxima quarta-feira (17/11) a eleição para escolha de novos conselheiros representantes da sociedade civil. O pleito será das 10h às 15h, de forma eletrônica e transmitida pelo canal da FAS, no YouTube (https://bit.ly/3C5oFcp)

Dez entidades se inscreveram para participar do processo e concorrer às dez cadeiras ocupadas pela sociedade civil, além de votar. Oito delas já fazem parte do órgão. Outras três pessoas se habilitaram para a votação para escolha dos conselheiros que vão trabalhar no biênio 2022/2023.

Puderam se inscrever organizações sem fins lucrativos de defesa de direitos e de atendimento à pessoa idosa, de profissionais que trabalham na área de gerontologia e de classe vinculadas a idosos aposentados.

As entidades precisam estar legalmente constituídas e funcionando regularmente há mais de um ano para participar do processo. No caso das instituições de direito é preciso ter ainda inscrição vigente no CMPDI.

Quem se inscreveu como eleitor precisa fazer cadastro na platafoma e-Cidadão. A senha de acesso cadastrada no e-Cidadão será a mesma utilizada no link de votação.

A apuração da eleição será logo após a votação e o pleito deverá ser acompanhado pelo Ministério Público.

Conselho Municipal

O CMDPI é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política da pessoa idosa no município.

É formado por 20 conselheiros, sendo dez representantes do poder público municipal e dez da sociedade civil. Cada conselheiro titular tem um suplente. Os integrantes não são remunerados para a atividade.