Embaixador da Alemanha conhece projeto da Usina Solar do Caximba

Uma usina solar no antigo aterro do Caximba com capacidade para gerar cerca de 5 megawatts de energia, o que daria para abastecer 7,5 mil casas. Este foi o projeto que o prefeito Rafael Greca apresentou ao embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, e aos integrantes do C40 Cities Finance Facility (CFF), nesta quinta-feira (28/3).

O C40 Cities Finance Facility é uma entidade internacional que facilita o acesso a financiamentos para projetos de mitigação de mudanças climáticas em áreas urbanas.

Bairro Novo da Caximba

A usina solar terá a função de abastecer o futuro Bairro Novo da Caximba, que a Prefeitura está projetando para tirar cerca de 1.147 unidades habitacionais irregulares instaladas à beira dos rios da região. O prefeito pediu ao embaixador apoio neste projeto, cujo custo é de R$ 31 milhões, e que seria desenvolvido em conjunto com a Copel.

A secretária de Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o projeto é de fazer uma usina híbrida: além da energia solar, também transformaria gás metano (abundante na região) e biomassa (resíduo de podas de árvores) em energia. “Nós temos o sonho de fazer que esta usina seja um símbolo para o Brasil do novo mundo. O projeto do Bairro Novo da Caximba já foi aprovado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, disse o prefeito.

Apoio para financiamento

O embaixador da Alemanha ressaltou que um dos pontos de interesse para a cooperação bilateral é a proteção ambiental e climática, principalmente a expansão do aproveitamento das energias renováveis, questões que casam com os preceitos deste projeto.

A ideia é que a Embaixada da Alemanha apoie o projeto da usina solar do Caximba junto ao KFW, banco de desenvolvimento estatal alemão, para as operações de cooperação financeira oficial (créditos e contribuições financeiras) entre a Alemanha e os países em vias de desenvolvimento.

O momento é muito importante para a cidade: Curitiba ganhou, em Berlim, o prêmio de US$ 1 milhão do C40 para viabilizar projetos de energia limpa e alternativa na cidade.

Prefeitura solar

O prefeito também contou ao embaixador sobre a instalação dos painéis solares no prédio central da Prefeitura. “Será o primeiro prédio público do Brasil a operar com energia sustentável. Eu tenho planos de instalar painéis solares em todos os prédios públicos do Centro Cívico”, adiantou Greca.

Participaram do encontro Andreas F.H. Hoffrichter (cônsul da Alemanha em Curitiba), Michael Neurlinger (consultor da Agência Alemã de Cooperação Internacional), Ilan Cuperstein (diretor da rede C40 no Brasil), Tobias Kuehner (consultor da rede C40) e Rodolpho Zannin Feijó (assessor de Relações Internacionais da Prefeitura).